Obras na Segunda Circular avançam "imediatamente"
"A Segunda Circular tem duas empreitadas diferentes. Tem uma empreitada, cujo contrato é assinado hoje e que, portanto, é para começar imediatamente, que é o troço entre a Avenida de Berlim e a entrada norte na cidade de Lisboa, na [auto-estrada] A1", disse Manuel Salgado em declarações à agência Lusa.
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A intervenção neste troço, de cerca de três quilómetros, está orçada em 750 mil euros e tem um prazo máximo de 90 dias.
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De maior dimensão é a obra que vai ser feita no troço entre o nó da Buraca e o Aeroporto (cerca de 10 quilómetros), com um prazo de oito meses e na qual serão investidos 12 milhões de euros.
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Manuel Salgado afirmou à Lusa que o concurso público decorre até ao final de maio, altura depois da qual serão avaliadas as propostas para se escolher o vencedor e solicitar visto ao Tribunal de Contas.
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"Julgo que aí vão ser cerca de dois meses, sendo optimista e, portanto, penso que a segunda empreitada iniciar-se-á em agosto", assinalou.
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De acordo com o autarca, esta seria uma boa altura para começar, já que existem "menos incómodos" por ser período de férias.
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Ainda assim, salientou que "a empreitada da Segunda Circular está excepcionalmente bem programada nas suas intervenções todas, no modo de executar, por forma a reduzir ao mínimo o impacto que terá sobre os utilizadores".
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Isso inclui "fazer os trabalhos à noite" e ter uma sequência dos trabalhos faseada, assinalou.
"A ideia é começar [a obra] do lado da Buraca até à ligação à Radial de Benfica, que é um dos eixos por onde entram mais pessoas na cidade de Lisboa, simultaneamente começar na Avenida de Berlim até [à rotunda] do Relógio, que é outro dos eixos pelo qual, desde a Avenida Almirante Gago Coutinho, entra muita gente na cidade, e depois ir aproximando para a zona central", especificou.
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Manuel Salgado adiantou que a autarquia pretende fazer esta segunda intervenção quando acabar a do primeiro troço.
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Tendo o intuito de aumentar a segurança rodoviária, a fluidez do trânsito e a qualidade ambiental, a proposta da maioria PS no executivo municipal para a Segunda Circular foi alvo de grande discussão pública e de algumas críticas.
Por isso, foram feitas "correcções técnicas nalguns entrecruzamentos, entradas e saídas", bem como correcções "no traçado do separador central" e nas espécies arbóreas que aqui vão ser plantadas, que serão freixos, assinalou Manuel Salgado.
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O responsável referiu que se introduziu ainda "uma prioridade ao transporte público nas faixas da direita, principalmente nas entradas e saídas" e outros "aspectos de segurança".
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Ainda assim, tal como sempre se previu, a velocidade máxima passará de 80 para 60 quilómetros/hora, serão montadas barreiras acústicas e haverá reabilitação da drenagem e do piso e renovação da sinalética e da iluminação.
O objectivo é deixar a via, que liga a zona oriental e ocidental, preparada para ter "um autocarro especial".
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"Nós sempre dissemos que esta intervenção na Segunda Circular é um primeiro passo para uma Segunda Circular futura e este separador central é fundamental para que, no futuro, se possa introduzir um transporte público rápido, utilizando o espaço do separador central para colocar as paragens dos autocarros", adiantou Manuel Salgado.
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