Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Braga entre as cidades com melhor qualidade de vida da Europa

A cidade nortenha subiu 12 posições no "ranking" nos últimos três anos. A saúde, a educação e a habitação são os domínios que mais satisfazem os moradores.

Sé de Braga: Implantada sobre uma outra construção religiosa, a obra da actual Sé - que sofreu várias alterações e obras de vulto ao longo da história - foi iniciada pelo bispo D. Pedro (1070-1093) e o monumento entrou no vocabulário popular para designar algo muito antigo: 'mais velho do que a Sé de Braga'. Situada no centro histórico, a entrada passou a ser paga a 1 de Setembro e inclui visitas guiadas
Paulo Duarte
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 29 de Janeiro de 2016 às 13:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A cidade de Braga foi considerada, entre 83 localidades europeias, como a 12.ª com melhor qualidade de vida, obtendo um nível de satisfação de 97%, anunciou esta sexta-feira a Comissão Europeia.

As conclusões resultam do inquérito "Percepção da Qualidade de Vida nas Cidades Europeias", que coloca a cidade minhota como a única representante de Portugal no "top" 15 divulgado por Bruxelas. O "ranking" é liderado pelas cidades de Oslo, Zurique, Aalborg, Vilnius e Belfast.

Em relação a 2012 (data do último inquérito) a cidade portuguesa subiu 12 posições (de 24.ª para 12.ª) e foi a que mais cresceu na avaliação que os populares fazem sobre os serviços de saúde. Além disso, é a segunda cidade europeia onde as pessoas se sentem mais satisfeitas com o serviço de educação e onde dizem encontrar habitação de qualidade a um preço razoável.

A cidade nortenha é ainda a terceira que mais evolui na receptividade a cidadãos estrangeiros e na avaliação que faz dos seus espaços verdes. É, por outro lado, a quarta cidade europeia que melhor avalia os serviços culturais ao seu dispor.

Lisboa também está entre as cidades visadas, mas a sua posição é menos animadora – em 63.º lugar, caindo 24 posições em três anos, quando antes estava em 29.º). Tal como Madrid, Reiquiavique e Barcelona, os níveis de satisfação global estão abaixo dos 75%, sendo pior a avaliação que é feita pelos habitantes da zona metropolitana da capital.

A título de exemplo, a capital portuguesa foi daquelas em que a confiança dos cidadãos na administração local mais recuou em três anos (para 45%).

Mais de 40 mil pessoas foram sondadas para este inquérito em 79 cidades e quatro grandes metrópoles. 

Ver comentários
Saber mais Braga Comissão Europeia Portugal Lisboa questões sociais política demografia
Mais lidas
Outras Notícias