Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa turística de Gaia terá valor para época alta e outro para época baixa

A 'Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia', nome que substitui o até aqui designado como 'taxa turística', custará dois euros em época alta e metade em época baixa foi hoje decidido em reunião de câmara.

Gaia foi o que mais subiu nos melhores concelhos para os negócios. Está na sexta posição, subindo 10 lugares.
Correio da Manhã
Lusa 18 de Junho de 2018 às 21:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

No concelho de Gaia vai ser implementada uma taxa para dormidas de turistas, sendo que metade do ano, que inclui os meses de Verão, o valor é igual ao que o Porto anunciou e outra metade é de um euro.

 

Esta tarde, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, explicou à vereação que a taxa, que agora se chama 'Taxa de Cidade', ia ser implementada em Abril, mas foi decidido mudar o regulamento.

 

"Assumimos que há sazonalidade na pegada ecológica. Existe, de facto, um impacto diferente em meses de época alta e baixa. Este é um regulamento de Segunda Geração. O Município adiou a implementação da taxa, preferido abdicar de dois/quatro meses de receita e implementar uma taxa justa", explicou Eduardo Vítor Rodrigues.

 

Já perante as dúvidas do PSD, que é oposição à maioria PS que governa a autarquia de Gaia, Vítor Rodrigues disse que "a redução de preço pode significar aumento de escala", mantendo a estimativa de que sejam angariados três milhões de euros por ano com esta taxa.

 

Além dos valores, foi alterada de 13 para 16 anos a idade em que é paga por dormida, entre outros aspectos.

 

A taxa começará a ser cobrada em Setembro, enquanto o regulamento foi hoje aprovado com duas abstenções do PSD.

Ver comentários
Saber mais Gaia Taxa de Cidade política autoridades locais
Mais lidas
Outras Notícias