Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa turística de Vila Nova de Gaia em vigor há quase um ano rendeu 1,1 milhões

Em causa está uma taxa de dois euros por dormida na época alta, ou seja, de 1 de abril a 30 de setembro, e metade na época baixa, o que corresponde ao período entre 1 de outubro e 31 de março.

DR
Lusa 18 de Novembro de 2019 às 17:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia, conhecida como taxa turística, rendeu, desde que entrou em vigor em dezembro passado, 1,1 milhões de euros, indicou o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, esta segunda-feira, 18 de novembro.

Em causa está uma taxa de dois euros por dormida na época alta, ou seja, de 1 de abril a 30 de setembro, e metade na época baixa, o que corresponde ao período entre 1 de outubro e 31 de março.

Eduardo Vítor Rodrigues divulgou, esta tarde em reunião camarária e a pedido do PSD, que "a Taxa de Cidade rendeu a Gaia até à data 1,1 milhões de euros".

A Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, foi aprovada por unanimidade em reunião camarária a 3 de setembro de 2018 e o regulamento sobre este imposto foi publicado em Diário da República (DR) a 22 de outubro do mesmo ano.

A propósito desta taxa, em declarações à agência Lusa aquando da sua implementação, Eduardo Vítor Rodrigues considerou ser "inegável que o crescimento do turismo no concelho e na região acarreta enormes benefícios para a economia".

Mas o autarca faz notar que "não deixa, também, de ser verdade que o impacto desse crescimento do número de pessoas que visitam o concelho causa também alguns impactos menos positivos nas cidades".

"Por isso, e por forma a minorar esta 'pegada ecológica', mais evidente no verão, decidimos avançar com esta taxa de cidade, também ela sazonal. Um valor que é simbólico para os turistas, mas que contribuirá para que o município invista, por exemplo, em atividades relacionadas com o turismo ou no apoio que é dado aos turistas, na sua segurança, etc., mas também na manutenção e reabilitação urbanística, territorial e patrimonial do espaço público", referiu o autarca.
Ver comentários
Saber mais Vila Nova de Gaia Taxa de Cidade de Vila Nova Eduardo Vítor Rodrigues
Mais lidas
Outras Notícias