Incumprimento com cartões de crédito nos EUA atinge nível mais alto desde 2010

O significativo aumento dos incumprimentos é um sinal de como as finanças pessoais dos consumidores, em particular de baixos rendimentos, estão a ficar cada vez mais constrangidas.
cartoes credito debito pagamentod
Getty Images
Diana do Mar 30 de Dezembro de 2024 às 14:04

Os incumprimentos relativos aos empréstimos contraídos com cartão de crédito nos Estados Unidos alcançaram o valor mais elevado desde o estalar da crise financeira de 2008, o que sinaliza que a saúde financeira dos consumidores com baixos rendimentos está a piorar depois de anos de elevada inflação.

Os credores de cartões de crédito "abateram" 46 mil milhões de dólares nos saldos de empréstimos em grave incumprimento, um aumento de 50% face ao mesmo período do ano anterior e o nível mais elevado em 14 anos, segundo dados do setor compilados pelo BankRegData, citados esta segunda-feira pelo Financial Times. Essas amortizações, que ocorrem quando as entidades financeiras decidem que é pouco provável que um mutuário pague as suas dívidas, constituem um barómetro, seguido de perto, de dificuldades significativas ao nível do crédito.

PUB

"As famílias com rendimentos elevados estão bem, mas a dos consumidores com baixos dos EUA estão esgotadas", afirmou Mark Zandi, diretor da Moody’s Analytics, alertando que a sua "taxa de poupança é agora zero".

O significativo aumento dos incumprimentos é um sinal de como as finanças pessoais dos consumidores estão a ficar cada vez mais pesadas depois de anos de elevada inflação e de a Reserva Federal dos EUA ter deixado os custos dos empréstimos em níveis elevados, assinala o jornal financeiro.

Os bancos ainda vão apresentar números do quarto trimestre, mas os indícios apontam que há mais consumidores significativamente atrasados no pagamento do que devem. A Capital One, o terceiro maior credor de cartões de crédito dos EUA, a seguir ao JPMorgan Chase e ao Citigroup, indicou recentemente que, até novembro, a sua taxa anualizada de amortização de cartões de crédito - a percentagem dos seus empréstimos globais que estão assinalados como irrecuperáveis - atingiu os 6,1%, ficando acima dos 5,2% de há um ano.

PUB
Pub
Pub
Pub