Inflação acelera para 2,1% em abril. É a primeira aceleração do ano
A taxa de inflação acelerou, em termos homólogos, para 2,1% em abril, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta sexta-feira. Este é o primeiro mês de aceleração na inflação deste ano, depois de a variação homóloga dos preços ter estado a cair durante três meses seguidos.
PUB
"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor (IPC) terá aumentado para 2,1% em abril de 2025, taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior", revela o INE, no boletim estatístico divulgado.
PUB
PUB
A variação homóloga da inflação sujacente, que exclui produtos que estão mais sujeitos a grandes variações de preços (energia e produtos alimentares não transformados), terá registado a mesma variação da inflação total, à semelhança do que aconteceu no mês anterior. Este indicador permite aferir até que ponto a inflação está "enraizada" da economia e é acompanhado de perto pelo Banco Central Europeu (BCE).
PUB
No que toca aos produtos com preços mais sujeitos a variações, o INE dá conta de que o índice relativo aos produtos energéticos terá regressado a valores negativos, tendo diminuído para -0,1% em abril. No mês anterior, a variação foi de 0,1%. Já a variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados (alimentos frescos) terá aumentado de 2,8% para 3,3% em abril.
Em comparação com o mês anterior, a variação do IPC terá sido 0,7%, quando em março tinha sido de 1,4%. Já a variação média nos últimos doze meses terá sido estimada em 2,4%, um valor idêntico ao do mês anterior.
PUB
O índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) português, que permite comparar a evolução dos preços em Portugal com a dos restantes Estados-membros da União Europeia, terá acelerado também, tendo-se registado uma variação homóloga de 2,1% em abril. O valor é superior em duas décimas ao do mês precedente.
PUB
Os dados definitivos referentes à infação de abril serão publicados no próximo dia 13 de maio.
(Notícia atualizada às 10:08)
Saber mais sobre...
Saber mais inflação preços consumidor INE alimentos energia desinflação IHPC IPCMais lidas
O Negócios recomenda