Inflação na Zona Euro sobe para 0,4% em Outubro
A inflação na Zona Euro situou-se nos 0,4% em Outubro, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat, divulgada esta sexta-feira, 31 de Outubro. Em Setembro, a inflação ficou nos 0,3%. De acordo com os dados divulgados hoje, entre os principais componentes da inflação na Zona Euro, os serviços deverão registar a taxa anual mais elevada neste mês de Outubro, atingindo os 1,2%, valor que contrasta com os 1,1% registados no mês anterior.
PUB
Em seguida, surgem os segmentos dos alimentos, álcool e tabaco com uma taxa de inflação de 0,5% quando em Setembro ficou nos 0,3%.
PUB
Os bens industriais não energéticos e a energia registaram uma taxa negativa de 0,1% e 1,8%, respectivamente.
A 10 de Outubro, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi apontou que o abrandamento da procura na área euro está a contribuir para a baixa taxa de inflação. O líder da autoridade monetária lembrou, na altura, as medidas recentemente aprovadas (como os novos programas de compra de ativos) com o objectivo de aproximar a taxa de inflação dos 2% e afirmou que se for necessário o conselho de governadores está disponível para "recorrer a instrumentos não convencionais adicionais".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Zona Euro Eurostat presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi inflaçãoA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Mais lidas
O Negócios recomenda