Lagarde pouco "preocupada" com crescimento de 0,2% da Zona Euro
A economia da Zona Euro cresceu apenas 0,2% em cadeia no terceiro trimestre deste ano, mas, apesar de ser uma variação modesta, tal não preocupa a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.
Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião dos governadores - que mantiveram a taxa de referência -, quando questionada sobre os dados do Eurostat conhecidos poucas horas antes, afirmou que até cresceu acima do previsto pela maioria dos analistas.
PUB
"Diria que com um crescimento de 0,2% para o terceiro trimestre, o que é um pouco mais do que foi esperado pelo consenso, não me preocuparia muito neste momento", afirmou Lagarde. A presidente do BCE reconheceu que "podemos fazer melhor, esperamos que seja melhor", mas sinalizou pouca inquietação com o desempenho da economia da moeda única.
PUB
Os dados preliminares do Eurostat apontam para um crescimento da economia da Zona Euro de 0,2% em cadeia e de 1,3% em termos homólogos, acima das expectativas dos analistas que anteciparam um desempenho abaixo deste valor.
Portugal, que registou uma aceleração de 0,8% do PIB face ao segundo trimestre, teve o melhor desempenho dos países da Zona Euro e o segundo da União Europeia, apenas atrás da Suécia.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Economia Economia negócios e finanças Economia (geral) Christine Lagarde Eurostat Banco Central Europeu União Europeia Suécia PortugalMais lidas
O Negócios recomenda