pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Verão trouxe ligeira aceleração do PIB à Zona Euro. Portugal teve segundo melhor resultado da UE

No terceiro trimestre deste ano, os países da moeda única registaram uma ligeira aceleração do PIB em cadeia. Portugal teve o segundo crescimento em cadeia mais robusto da UE, apenas atrás da Suécia. A Alemanha estagnou e a França surpreendeu.

uniao europeia euro bruxelas zona euro
uniao europeia euro bruxelas zona euro DR
10:18

A economia da Zona Euro registou uma ligeira aceleração no terceiro trimestre deste ano com um crescimento em cadeia de 0,2% e homólogo de 1,3%. Portugal destaca-se com um avanço do PIB de 0,8% face ao trimestre anterior, o melhor resultado na moeda única e o segundo na UE.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Eurostat, as 20 economias da moeda única registaram nos meses e verão um crescimento em cadeia de 0,2%, face aos 0,1% dos três meses anteriores. Comparando com o mesmo período de 2024, registou um crescimento de 1,3%.

"No terceiro trimestre de 2025, o PIB ajustado de sazonalidade aumentou 0,2% na Zona Euro e 0,3% na UE, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com uma estimativa preliminar", indica o gabinete europeu de estatística. "No segundo trimestre de 2025, o PIB tinha aumentado 0,1% na zona euro e 0,2% na UE", acrescenta.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis relativos ao terceiro trimestre de 2025, a Suécia (+1,1 %) registou o maior aumento em comparação com o trimestre anterior, seguida de Portugal (+0,8 %) e da República Checa (+0,7 %)", refere o Eurostat.

O gabinete de estatística refere que "foram registadas quedas na Lituânia (-0,2 %), na Irlanda e na Finlândia (ambas com -0,1 %). A taxa de crescimento homóloga foi positiva em 14 países e negativa num país.

Apesar deste crescimento modesto, o crescimento da Zona Euro fica ligeiramente acima das expectativas dos analistas, que apontavam para uma estagnação face ao trimestre anterior.

Alemanha estagna. França surpreende

A maior economia europeia parece estar presa num ciclo de estagnação. Os dados conhecidos esta quinta-feira, 30 de outubro, indicam que a Alemanha registou um crescimento nulo em cadeia, com um crescimento homólogo ligeiro de apenas 0,3%.

"Com os dados do PIB de hoje e assumindo que não haverá revisões futuras, a economia alemã está claramente a caminhar para mais um ano de estagnação de facto", refere uma nota do ING, acrescentando que "na verdade, mais um trimestre de estagnação levaria o crescimento anual em 2025 para cerca de 0,2%, mantendo o nível da economia ainda abaixo" do pré-pandemia.

Para economista-chefe do ING, Bert Colijn, a economia francesa "surpreendeu positivamente, crescendo 0,5% em relação ao trimestre anterior, apesar da turbulência política."

A Holanda também "superou as expectativas com uma forte taxa de crescimento de 0,4%", refere o economista. A Itália, por seu lado, "decepcionou" com um crescimento nulo. Já a Espanha, principal cliente das exportações nacionais, continuou a superar a média da zona euro, mas caiu de 0,8% para 0,6%, no crescimento em cadeia.

Notícia atualizada às 10:35 com mais dados 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio