OCDE vê Zona Euro a crescer acima dos EUA e Portugal a convergir até 2019
Os países que integram a OCDE vão registar um crescimento económico de 3,6% este ano, que vai acelerar para 3,7% em 2018 e regressar aos 3,6% em 2019.
PUB
As estimativas foram reveladas pela OCDE, que no Economic Outlook publicado esta manhã, antevê que no próximo ano a economia global vai registar o crescimento mais forte em oito anos, apesar do investimento continuar "pouco inspirador" e do "cada vez mais perigoso nível da dívida".
PUB
A estimativa da OCDE para este ano foi revista em alta numa décima, enquanto as previsões para os próximos dois anos ficou inalterada.
"As coisas estão realmente melhor agora, mas a menos que venhamos a assistir a uma actividade robusta no sector privado, que gere salários reais mais elevados, não vamos manter este ritmo de crescimento", alertou a economista-chefe da OCDE, Catherine Mann, à Reuters.
PUB
Nas previsões para este ano a Zona Euro surge em destaque, já que entre as economias avançadas é a que registará o crescimento mais expressivo. A OCDE vê o PIB da Zona Euro a crescer 2,4% este ano (mais três décimas do que previsto em Junho), 2,1% em 2018 (previa 1,9% em Junho) e 1,9% em 2019.
PUB
Latest #OECD #EconomicOutlook projections have been unveiled, check them out here: https://t.co/EM9Xx5HihA #growth pic.twitter.com/twGeargjGW
A Zona Euro irá assim crescer acima dos Estados Unidos este ano, o que acontecerá pelo segundo ano consecutivo. Para a maior economia do mundo a OCDE estima um crescimento do PIB de 2,2% este ano e 2,5% em 2018, ano em que os Estados Unidos já deverão crescer acima da Zona Euro devido ao impacto da prometida reforma fiscal de Donald Trump.
PUB
No que diz respeito às economias asiáticas, a OCDE reviu em baixa as projecções para o Japão (PIB cresce 1,5% este ano e 1,2% em 2018) e manteve as estimativas para a China (PIB cresce 6,8% este ano e 6,6% em 2018).
PUB
Quanto a Portugal, a OCDE está convencida da força da retoma da economia nacional, pois pelo segundo relatório consecutivo reviu significativamente em alta as previsões de crescimento do PIB nacional, colocando-o agora a avançar a um ritmo superior a 2% em 2017, 2018 e 2019.
A organização com sede em Paris vê o PIB de Portugal a crescer 2,6% este ano e 2,3% em 2018 e 2019.
PUB
A confirmarem-se estas estimativas, Portugal irá convergir com a Zona Euro durante três anos consecutivos, depois de em 2016 ter registado um crescimento mais baixo (1,5% vs 1,8%).
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda