Portugal com o maior crescimento nas exportações para a UE

As empresas portuguesas estão a reforçar as relações comerciais com os países da União Europeia.  
Pedro Elias
Nuno Carregueiro 16 de Dezembro de 2016 às 11:01

As exportações de mercadorias em Portugal desceram 1% nos primeiros 10 meses deste ano, para 41,6 mil milhões de euros, um desempenho desfavorável que se ficou a dever à queda acentuada nas vendas para os países fora da União Europeia.

 

PUB

Os dados do Eurostat, revelados esta sexta-feira, 16 de Dezembro, mostram que as exportações de Portugal para os países da União Europeia aumentaram 4% para 31,6 milhões de euros. Trata-se do maior crescimento nas exportações intra-comunitárias entre todos os países da Zona Euro, num desempenho só igualado por Espanha. Tendo em conta todos os países da União Europeia, a Bulgária e a Roménia conseguiram desempenhos superiores (+6%).

 

Já no comércio extra-comunitário Portugal apresenta um desempenho inferior aos parceiros europeus. As exportações nacionais para países fora da União Europeia desceram 12% para 10 mil milhões de euros, a queda mais acentuada entre todos os países da Zona Euro.

PUB

 

Também nas importações se verifica uma evolução distinta nas relações com países dentro e fora da UE. As compras a países comunitários aumentaram 1% nos primeiros 10 meses do ano, enquanto aos países fora da UE desceram 7%. O resultado foi uma queda de 1% nas importações, para 50,1 mil milhões de euros.

 

PUB

Com as importações a registarem a mesma variação das exportações, o défice da balança comercial portuguesa estabilizou em 8,5 mil milhões de euros, um dos mais elevados entre todos os países da UE. O défice comercial intracomunitário desceu para 7,4 mil milhões de euros e o extra-comunitário aumentou para 1,1 mil milhões de euros.

 

Na União Europeia foi apurado um excedente comercial de 1,413 biliões milhões de euros nos primeiros 10 meses do ano, em linha com o registado no período homólogo. As exportações desceram 1% e as importações recuaram 3%.

PUB

 

Tendo em conta apenas Outubro, as exportações caíram 5% e as importações baixaram 3%.

Saber mais sobre...
Saber mais União Europeia Eurostat Zona Euro comércio
Pub
Pub
Pub