Vagas de emprego caem na Zona Euro e UE. Portugal entre os dez piores
A taxa de vagas de emprego face a todo o emprego disponível desceu de 2,4% no segundo trimestre do ano para 2,3% no terceiro trimestre nos países da União Europeia (UE). No mesmo período do ano passado tinha sido de 2,7%.
PUB
Em relação aos países da Zona Euro, a taxa foi de 2,5% entre julho e setembro, abaixo dos 3,6% do trimestre anterior e dos 3% registados no terceiro trimestre de 2023.
Portugal registou uma taxa de 1,4%, situando-se no oitavo país com menos vagas de emprego face ao total disponível.
PUB
Os dados do Eurostat indicam que, na UE, a taxa foi de 2% na indústria e construção, e 2,5% em serviços. E de 2,1% e 2,7% nos mesmos setores, mas em relação aos países da moeda única.
Entre os Estados-membros para os quais existem dados comparáveis ??disponíveis, as maiores taxas de vagas de emprego no terceiro trimestre de 2024 foram registadas nos Países Baixos (4,3%), Bélgica (4,2%) e Áustria (3,8%).
PUB
Por outro lado, as menores taxas foram observadas na Roménia e na Bulgária (0,8% em ambas) e na Polónia e em Espanha (0,9% em ambas). Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a taxa de vagas de emprego aumentou em cinco países, permaneceu estável em seis e diminuiu em 16.
PUB
Os maiores aumentos foram observados em Chipre (+0,6 pp) e na Grécia (+0,5 pp). As maiores diminuições foram registradas na Alemanha (-1,1 pp) e na Áustria (-0,8 pp).
Mais lidas
O Negócios recomenda