Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha confirma queda da inflação em Março

O crescimento dos preços foi menos intenso no mês passado que em Fevereiro. A conduzir a evolução da inflação esteve, sobretudo, um alívio ao nível dos preços dos produtos energéticos.

Fantasmas de Ialta / (Re)União Soviética - Angela Merkel ver-se-á dividida entre o estreitamento de relações com Donald Trump para fazer frente a Moscovo e um acordo com Vladimir Putin para chegar a um consenso relativamente às esferas de influência da Europa Oriental.
Reuters
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 13 de Abril de 2017 às 07:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O gabinete estatístico alemão confirmou esta quinta-feira, 13 de Abril, que o valor da inflação na maior economia europeia caiu em Março para 1,5%, face a 2,2% registados no mês anterior.


A variação anual harmonizada do indicador de preços ficou assim em linha com a primeira estimativa, depois de os números de Fevereiro, que apontavam para o crescimento da inflação acima da meta de 2% estabelecida no mandato de estabilidade de preços do Banco Central Europeu, terem feito levantar vozes que pediam o fim do ciclo expansionista da autoridade monetária do euro.


A conduzir o recuo dos preços esteve sobretudo a evolução verificada nos custos dos combustíveis, que passou de um aumento de 7,2% em Fevereiro para 5,1% em Março, bem como um crescimento menos acentuado dos preços de bens alimentares, sobretudo os agrícolas.


O gabinete germânico de estatísticas justifica ainda o crescimento menos acelerado dos preços com a queda do custo associado às viagens aéreas (o preço do pacote de viagens caiu 7,1%), devido a efeitos de calendário, por a Páscoa se realizar este ano um mês mais tarde que em 2016.


Esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística fixou nos 1,4% a evolução de preços no mês de Março, contra os 1,6% um mês antes, uma evolução igualmente condicionada pela travagem no preço dos combustíveis. O índice respeitante aos produtos energéticos subiu 4,7% em Março, menos que os 7,8% registados em Fevereiro.


Os números da inflação de Março para a Zona Euro e União Europeia serão divulgados no próximo dia 19 pelo Eurostat.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Instituto Nacional de Estatística União Europeia economia negócios e finanças macroeconomia preços
Mais lidas
Outras Notícias