pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Consumidores europeus estão mais otimistas após o verão

Indicador de confiança dos consumidores da União Europeia e da Zona Euro voltou a melhorar em outubro. Valores atingiram média de longo prazo pela primeira vez desde fevereiro de 2022.

união europeia europa zona euro bandeira
união europeia europa zona euro bandeira DR
23 de Outubro de 2024 às 17:21

Os consumidores da União Europeia e da Zona Euro voltaram a ficar mais otimistas no mês de outubro, com o indicador de confiança a atingir os valores da média histórica de longo prazo.

Os dados divulgados esta quarta-feira pela Comissão Europeia mostra que depois de alguma oscilação no verão, as famílias manifestaram uma melhoria após o verão. "Em outubro de 2024, a estimativa provisória do indicador de confiança dos consumidores registou um novo aumento de 0,5 pontos percentuais (p.p.) na União Europeia (UA) e de 0,4 p.p. na Zona Euro", refere a nota do Ecofin.

A Comissão Europeia adianta que "ao situar-se em -11,2 pontos na UE, a confiança dos consumidores atingiu a sua média de longo prazo pela primeira vez desde fevereiro de 2022", ou seja, o mês em que se iniciou a invasão russa da Ucrânia. "Na área do euro, com -12,5 pontos, a confiança dos consumidores ainda está ligeiramente aquém da sua média de longo prazo", indica.

Os dados têm por base inquéritos feitos aos consumidores. Este mês é calculado com base em dados de inquéritos aos consumidores de 25 países da UE – exceto Espanha e Irlanda –, abrangendo 89% do conjunto da União e 87,1% da Zona Euro do total das despesas de consumo final privado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio