Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Consumidores portugueses arrancam o ano menos confiantes. Clima económico estabiliza

A confiança dos consumidores caiu relativamente ao final do ano passado, enquanto o clima económico se manteve estável face a Dezembro.

Miguel Baltazar/Negócios
Rita Faria afaria@negocios.pt 30 de Janeiro de 2018 às 10:27

A confiança dos consumidores portugueses diminuiu no arranque deste ano, enquanto o clima económico estabilizou, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, 30 de Janeiro.

 

No Inquérito de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, relativo ao mês de Janeiro, o INE mostra que o indicador que mede a confiança dos portugueses fixou-se em 1,3 pontos, o que representa uma desaceleração expressiva face aos dois últimos meses do ano passado (2,3 pontos).

 

Esta diminuição do indicador em Janeiro "reflectiu os contributos negativos das perspectivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar e, em menor grau, da poupança, verificando-se um contributo positivo das perspectivas relativas à evolução do desemprego", explica o INE.

 

Já o clima económico estabilizou em relação a Dezembro nos 1,9 pontos, o que também representa um abrandamento face aos meses anteriores, já que entre Maio e Novembro do ano passado, este indicador se manteve sempre acima dos 2 pontos.

 

Na construção e obras públicas, a tendência foi a inversa, com a confiança a crescer em Janeiro pela primeira vez em quatro meses, impulsionada pela melhoria das perspectivas de emprego e opiniões sobre a carteira de encomendas.

 

A confiança também melhorou nos serviços ao passo que recuou no comércio, depois das subidas registadas nos dois meses anteriores.

 

Ver comentários
Saber mais clima económico confiança dos consumidores INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio