pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inflação na UE acelera ligeiramente em julho. Estabiliza na Zona Euro

Variação de preços nos 27 avançou para 2,4% no mês de julho, face aos 2,3% do mês anterior. No conjunto dos países da moeda única, estabilizou nos 2%. Portugal acima da média.

Philipp von Ditfurth/AP
20 de Agosto de 2025 às 10:14

A inflação na União Europeia acelerou de forma ligeira em julho, subindo para 2,4% em termos homólogos, face aos 2,3% registados em junho, mostram os dados o Eurostat divulgados nesta quarta-feira, 20 de agosto. Para o conjunto da Zona Euro, a autoridade estatística europeia confirmou a estimativa rápida, com a variação de preços a manter-se nos 2%, estabilizando face a junho.

"A taxa de inflação anual da área do euro foi de 2% em julho de 2025, estável em comparação com junho. Um ano antes, a taxa era de 2,6%", lembra o Eurostat. Já a "inflação anual da União Europeia foi de 2,4% em julho de 2025, contra 2,3% em junho. Um ano antes, a taxa era de 2,8%."

Por grandes categorias de produtos, "o maior contributo para a taxa de inflação homóloga da área do euro veio dos serviços (+1,46 pontos percentuais), seguido dos produtos alimentares, álcool e tabaco (+0,63 p.p.), dos produtos industriais não energéticos (+0,18 pp) e da energia (-0,23 pp)", detalha o gabinete de estatística. Para a União Europeia não são avançados dados detalhados.

Na comparação entre países, a taxa de inflação medida pelo índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), que inclui os gastos dos turistas, Portugal apresenta uma variação de preços de 2,5%, acima da média da Zona Euro (2%) e da UE (2,4%).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio