pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inflação na Zona Euro recua para 2,4%. Portugal fica abaixo da média

A taxa de inflação na Zona Euro abrandou para 2,4%, é o valor mais baixo desde julho de 2021. Portugal registou uma variação mais baixa, medida pelo índice harmonizado de preços no consumidor.

europa euro
europa euro DR
30 de Novembro de 2023 às 10:09

A inflação na Zona Euro recuou para 2,4% em novembro, face aos 2,9% de outubro sendo o valor mais baixo desde julho de 2021, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat divulgada esta quinta-feira. Portugal registou um valor mais baixo, de 2,3%, medido pelo índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC).

O abrandamento na subida de preços no euro dá um forte sinal ao Banco Central Europeu para que não retome o aumento das taxas de juro, uma vez que o valor da inflação já está mais próxima da meta dos 2% definida pela autoridade monetária.

Os preços da energia foram os que deram maior contributo para esta variação mais lenta da inflação. Em novembro, estavam 11,5% mais baixos do que em igual mês do ano passado.

A inflação subjacente - que exclui os preços mais voláteis da energia, alimentação, tabaco e bebidas alcoólicas - recuou para 3,6% em novembro. Esta é também uma medida que recebe atenção redobrada do BCE, uma vez que permite avaliar o quão enraizada está a inflação. Neste caso, teve o avanço mais lento desde junho do ano passado.

Os preços dos produtos alimentares, álcool e tabaco tiveram um recuo para 6,9% em novembro, face aos 7,4% de outubro.

Portugal abaixo

De acordo com os dados divulgados pelo INE, o indicador que permite comparações entre os Estados-membro - o IHPC - recuou para 2,3% em novembro, ficando abaixo do valor registado para o conjunto dos países do euro, sendo que os dados ainda são preliminares, podendo sofrer alterações quando forem apurados os valores finais.

O IHPC é o indicador de inflação que permite comparações entre os vários países do euro e incorpora os gastos dos não residentes, ou seja, dos turistas.

Há um ano, iniciou-se o processo de desinflação na União Europeia depois do pico deste ciclo de subida generalizada de preços ter sido atingido em outubro.

No conjunto da Zona Euro, apenas a Bélgica tem quebra de preços com a inflação a recuar para -0,7%, mesmo assim inferior ao mês de outubro, quando caiu 1,7% em termos homólogos.

(Notícia atualizada às 10:35 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio