pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inflação na Zona Euro sobe para máximos de 2014

A taxa de inflação terá aumentado para 0,4%, em Setembro, o que corresponde ao valor mais elevado desde 2014. O valor ficou em linha com as estimativas dos economistas.

Mario Draghi BCE
Mario Draghi BCE Reuters
30 de Setembro de 2016 às 10:08

A taxa de inflação aumentou de 0,2%, em Agosto, para 0,4%, em Setembro, relevou esta sexta-feira, 30 de Setembro, o Eurostat. Este valor coincide com a estimativa média dos economistas consultados pela Bloomberg.

Os dados hoje divulgados são uma estimativa, com os dados finais a serem conhecidos a 17 de Outubro.

A contribuir para esta evolução esteve o sector dos serviços, que terão registado uma inflação de 1,2%, e o agrupamento de alimentação, álcool e tabaco (0,7%). Do lado oposto esteve o segmento de energia, que registou uma descida de preços de 3%, o que ainda assim representa um alívio, já que em Agosto os preço da energia tinham registado uma queda de 5,6%.

A inflação tem vindo a recuperar, estando em níveis positivos há quatro meses, depois de alguns meses com a taxa a ser negativa. Em Setembro de 2015, a taxa de inflação situou-se nos -0,1%, sendo que tem sido a energia a responsável por este comportamento.

Apesar das recentes recuperações, a taxa de inflação continua longe da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de uma taxa próxima dos 2%. A estabilização dos preços é uma das missões da autoridade monetária liderada por Mario Draghi (na foto), que tem implementado medidas de estímulo à economia.

Contudo, os recuos da taxa de inflação têm sido justificados essencialmente pela descida dos preços da energia, o que é algo que foge à esfera de actuação do BCE. Mario Draghi reiterou, por diversas vezes, que os preços estavam baixos mais controlados. 

(Notícia actualizada às 10:22 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio