Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mapa: Saiba em que posição está o seu município no ranking do poder de compra do país

As cores contam a história deste mapa. Mais escuro no litoral, mais claro no interior. Veja o mapa e saiba qual é o poder de compra do seu concelho.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 16
  • ...

As cores contam a história deste mapa. Mais escuro no litoral, mais claro no interior. O mesmo é dizer mais rico no primeiro e mais pobre no segundo. Mais de metade do poder de compra dos 308 municípios portugueses está concentrado nos 35 concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

 

Os dados publicados há duas semanas pelo INE mostram que em 2011, a Grande Lisboa e o Grande Porto concentravam 52% do poder de compra nacional, tendo “apenas” 44% da população. Menos de 12% dos municípios tem um poder de compra per capita acima da média do País. O concelho com valor mais elevado é Lisboa, com 216,7% da média. Entre dez os municípios com poder de compra mais baixo, sete situam-se no Interior da região Norte. Celorico de Basto é o município mais pobre, com um poder de compra de 49,8% do total.

 

 

Ficha técnica:

Indicador per Capita do Poder de Compra

O Indicador per Capita (IpC) do poder de compra representa o poder de compra do município dividido pelo número de habitantes. Com a média nacional em 100, o valor de cada concelho representa o seu posicionamento face à média de Portugal. Ou seja, se Lisboa tem um Indicador per Capita de 216%, significa que o poder de compra dos seus habitantes representa 216% da média nacional. Mais de duas vezes superior.

 

Percentagem de Poder de Compra

A Percentagem de Poder de Compra (PPC) é um indicador derivado do Indicador per Capita (IpC) e pretende avaliar o nível de concentração do poder de compra nos diferentes territórios nacionais. Indica que percentagem do poder de compra total do País está concentrado naquele município. Os 0,003% do Corvo significam que a ilha concentra essa percentagem do poder de compra de Portugal.

 

Ranking do IpC

É o mais simples de explicar: o ranking de todos os municípios portugueses por poder de compra per capita. Isto é, Lisboa é o nº 1 com mais de 216% do poder de compra médio do País e Celorico de Basto com 308º com menos de 50% do poder de compra médio nacional

 

 

Ver comentários
Saber mais INE Grande Lisboa Grande Porto Celorico de Basto Corvo poder de compra Indicador per Capita do Poder de Compra
Mais lidas
Outras Notícias