pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Zona Euro fechou 2020 em recessão: caiu 0,7% no quarto trimestre

O PIB da zona euro recuou 0,7% no último trimestre de 2020, quando comparado com os três meses anteriores. A queda está associada ao agravamento das medidas de confinamento em várias economias da moeda única.

europa zona euro união europeia
europa zona euro união europeia Reuters
02 de Fevereiro de 2021 às 10:07

O produto interno bruto da zona euro recuou 0,7% no quarto trimestre de 2020, quando comparado com os três meses imediatamente anteriores, revelou esta terça-feira o Eurostat, que publica números ajustados de sazonalidade.

A queda da atividade económica no final do ano já era prevista pelos economistas, dado o agravamento da pandemia e das medidas de confinamento para conter os contágios. Muitos países mantiveram restrições apertadas mesmo durante a época festiva. No terceiro trimestre a zona euro tinha recuperado 12,4% face ao segundo trimestre do ano, período em que registou a maior queda desde que há registos (-11,7%).

Comparado com o quarto trimestre de 2019, a queda da economia do euro ficou em 5,1% e no conjunto do ano de 2020 recuou 6,8%.

A recessão verificada no ano passado foi bem mais intensa do que o registado durante a crise financeira de 2008, mas ficou ainda assim aquém da projeção oficial da Comissão Europeia, que esperava uma contração anual de 7,8%.

União Europeia recua 0,5%

No conjunto da União Europeia, a queda foi menos intensa. Nos últimos meses do ano os Estados-membros recuaram 0,5% quando comparado com o terceiro trimestre. Porém, também a recuperação sentida no terceiro trimestre tinha sido menos expressiva (11,5%).

Comparando com o quarto trimestre de 2019, a UE caiu 4,8% e olhando para o ano completo de 2020, contraiu 6,4%. A Comissão Europeia esperava uma contração maior, de 7,4%. 

Sendo esta a primeira estimativa do PIB, que não conta ainda com a informação completa de todos os países, está sujeita a posteriores revisões. Além disso, o Eurostat não publica ainda o detalhe das várias componentes.

Considerando os 11 países para os quais há dados, quase todos conseguiram crescer no último trimestre do ano face ao terceiro trimestre – como foi o caso de Portugal, cuja atividade aumentou 0,4%. Porém, economias muito grandes, como França e Itália, registaram fortes contrações, arrastando a média da zona euro para terreno negativo. A Itália contraiu 2% no final do ano e França recuou 1,3%. A Áustria destaca-se como o país com o pior desempenho, ao registar uma contração em cadeia de 4,3%.

(Notícia atualizada às 11:08 com gráfico)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio