pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

INE e Banco de Portugal vão medir o pulso ao efeito da covid-19 nas empresas

Os primeiros resultados dos inquéritos vão ser publicados a 15 de abril.

Banco de Portugal
Banco de Portugal Tiago Sousa Dias
08 de Abril de 2020 às 10:06

O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal anunciaram esta quarta-feira que vão estão a realizar um "inquérito às empresas com o objetivo de identificar os efeitos da pandemia COVID-19 na sua atividade".

Os resultados do inquérito serão divulgados semanalmente em simultâneo pelo INE e pelo Banco de Portugal, prevendo-se que a primeira edição ocorra a 15 de abril de 2020. 

"A rápida disponibilização de informação estatística sobre o impacto da pandemia de COVID-19 é essencial para a tomada de decisões", argumentam as duas entidades, referindo que o  questionário será semanal e de resposta rápida "sobre o volume de negócios, o número de trabalhadores, a utilização de instrumentos de apoio criados pelo Governo, as disponibilidades de liquidez, o recurso ao crédito e os preços praticados".

Acrescenta que "o inquérito será dirigido a um conjunto alargado de pequenas, médias e grandes empresas representativas dos diversos setores de atividade e manter-se-á ativo enquanto se justificar".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio