pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Infarmed deteta venda ilegal de testes covid nas farmácias

Várias farmácias já foram apanhadas a vender testes rápidos de antigénio para a covid-19. A Autoridade do Medicamento tem feito ações de fiscalização, optando apenas pela advertência.

receitas eletrónicas, SNS, farmacêuticos, farmácias, medicamentos
receitas eletrónicas, SNS, farmacêuticos, farmácias, medicamentos
15 de Fevereiro de 2021 às 09:05

As farmácias estão proibidas de vender ao público testes rápidos de covid-19, mas vários estabelecimentos estão a fazê-lo e a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) também já detetou a comercialização desses "kits" à margem da lei, estando a advertir os infratores.

A notícia é avançada pelo JN esta segunda-feira, 15 de fevereiro. O Infarmed tem tomado "as ações necessárias para que a farmácia cesse essa prática", reconhecendo, porém, que "até agora, poucas foram as farmácias notificadas nesse sentido". A Associação Nacional de Farmácias diz desconhecer a venda destes testes.

Por outro lado, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, contabiliza que só 373 das cerca de 3.000 farmácias espalhadas pelo país é que estão habilitadas a realizar testes feitos por um profissional de saúde, algo que passou a ser permitido desde meados de dezembro mediante alguns requisitos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio