pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

02 de Outubro de 2009 às 07:38

Eslováquia passa a Portugal o lugar de país mais pobre entre os ricos (Jornal de Negócios) A Eslováquia vai ultrapassar Portugal em termos de rendimento por habitante no próximo ano, deixando a economia nacional no último lugar da tabela de 33 países avançados. A queda neste ranking e o forte aumento do desemprego previsto para 2010 são as duas manchas negras na boa previsão que o FMI também avançou ontem: Portugal regressará ao crescimento em 2010.

David Luiz, Di Maria e Javi valem mais do que o Benfica (Jornal de Negócios) O valor da SAD do Benfica disparou em bolsa nos últimos dias. Valorizou mais de 15 milhões, suportada na criação do "Benfica Stars Fund" e no encaixe que este fundo representa para os "cofres" da Luz. Ainda assim, a capitalização bolsista dos "encarnados" pouco supera os 50 milhões. Só o passe de três jogadores do plantel vale quase 60 milhões.

Retoma da economia não trava subida do desemprego (Diário Económico) Afinal, a recessão vivida pela economia portuguesa deverá ser menos profunda do que o inicialmente previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O regresso antecipado a um crescimento ligeiro permitirá que Portugal feche 2009 com uma contracção de 3% (em vez de 4,1%) e que entre em 2010 a crescer. O problema é que esta poderá ser uma falsa partida: Portugal entra com mais gás na retoma, mas leva o depósito meio vazio.

Cavaco Silva chama Sócrates para discutir estabilidade (Diário Económico) O Presidente da República está preocupado com a instabilidade governativa que pode deixar o país à deriva durante os próximos meses. Sem uma maioria estável no Parlamento, Cavaco quer ouvir da boca dos próprios líderes partidários o que pensam fazer para contornar a questão e garantir que as ‘guerrilhas' entre poder e oposição não vão afectar a estabilidade do país, procurando que se façam entendimentos

Portugal volta a crescer mas não trava subida do desemprego (Público) A economia portuguesa vai recomeçar a crescer no próximo ano e deverá mesmo ultrapassar o crescimento previsto para a zona euro, voltando assim à convergência com os seus parceiros da moeda única. As boas notícias foram dadas ontem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que reviu em alta as previsões que havia feito em Abril deste ano, tanto para Portugal como para a generalidade das economias mundiais.

Lista dos 400 mais ricos dos Estados Unidos perdeu 32 bilionários no espaço de um ano (Público) A crise financeira mundial fez saltar 32 bilionários da lista dos 400 mais ricos dos Estados Unidos, mas ninguém parece conseguir tirar o primeiro lugar ao fundador da Microsoft e, agora, filantropo, Bill Gates.

Sócrates muda dois terços do Governo (Sol) José Sócrates substituirá cerca de dois terços dos ministros, que se dividem em três categorias: os imprescindíveis (como Teixeira dos Santos), os dispensáveis (como Mário Lino e Lurdes Rodrigues) e as incógnitas (como Rui Pereira), avança a edição do SOL desta sexta-feira.

Governo pode fechar TAP (Sol) O encerramento da TAP e a transferência dos seus activos e pessoal para uma nova companhia aérea está a ser estudada por José Sócrates para ser tomada pelo novo Governo, avança a edição do SOL desta sexta-feira

Concorrência volta a investigar contratos com gasolineiras (i) A Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar os contratos entre os revendedores de combustíveis e as petrolíferas. Esta análise "vertical" ao mercado dos combustíveis arrancou em Junho, com a criação de uma task force, e deverá estar concluída no final do ano, revelou ontem o presidente da AdC num encontro com jornalistas.

Preço das portagens congelado em 2010 (i) A crise económica global tem alguns aspectos positivos para os bolsos dos portugueses. Depois da descida das taxas de juro para níveis inéditos, a inflação negativa que está a ser registada este ano vai ter impacto na evolução dos preços de alguns bens e serviços para 2010.

Acordo com clubes asfixia EPUL (Correio da Manhã) Os compromissos da EPUL com o Benfica e o Sporting, resultantes do acordo da Câmara de Lisboa com aqueles clubes durante a presidência de Santana Lopes, “colocaram aquela empresa sob grande pressão de necessidades financeiras”, revela um documento assinado pelo então vereador Fontão de Carvalho.

Lehman leva 2,8 milhões ao Estado (Correio da Manhã) A República Portuguesa reclama uma indemnização de 2,8 milhões de euros ao Lehman Brothers, o banco norte-americano cuja falência em Setembro de 2008 desencadeou a maior crise financeira dos últimos tempos. O pedido, cujo prazo terminou na semana passada, resulta de um contrato de swap, meio de gestão da dívida pública através de taxas de juro, em que o Estado português tinha a seu favor um benefício naquele montante.

País perderá este ano 14 milhões de euros por dia (Jornal de Notícias) A boa notícia é que, já no próximo ano, a riqueza de Portugal poderá voltar a crescer, ainda que muito pouco. A má é que, se o FMI tiver razão, este ano o país ficou mais pobre, ao ritmo de 14 milhões por dia. E o desemprego sobe mais.

Portugal manterá medidas anticrise (Jornal de Notícias) Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional, Banco de Portugal e, ontem, quinta-feira, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. Todos concordam que os governos só podem abandonar as medidas de estímulo à economia quando os sinais de recuperação estiverem bem sedimentados.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.