Revista de imprensa internacional
Algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje.
Estas são as algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje:
Fischler reconhece que a reforma do açúcar levará ao encerramento de fábricas (El Mundo) Cerca de mil agricultores de mais de 10 países comunitários manifestaram-se em Bruxelas contra a proposta de reforma «radical» do sector do açúcar que a Comissão Europeia aprovou e que conduzirá à redução de quotas de produção, dos pagamentos aos agricultores e inclusivamente ao encerramento das fábricas açucareiras – como reconheceu o comissário europeu da agricultura e Pescas, Franz Fischler. Ainda assim, Fischler advertiu que a actual Organização Comum do Mercado não assegura a manutenção dos postos de trabalho já que 17 mil empregos foram perdidos nos últimos 10 anos na UE, além do terem sido encerradas perto de cem fábricas de açúcar. (?) Em Espanha, fontes do sector asseguram que segundo os termos do documento, a medida terá como consequência o desaparecimento de cerca de 18 mil explorações, que sustentam cerca de 300.000 famílias.
Europa : Chirac escolhe o referendo (Le Figaro) Ao anunciar um refendo de ratificação da Constituição europeia, Jacques Chirac pôs fim ontem a um longo período de «suspense». O PS, que está muito dividido sobre esta matéria irá confrontar-se todavia com a necessidade de tomar um partido. O Chefe de Estado justificou a demora da sua reflexão pela necessidade de os textos fossem fixados e conhecidos.
Venda do IPod permitem à Apple triplicar lucros (Financial Times) As vendas do aparelho iPod da Apple permitiu à companhia a mais que triplicar os seus resultados relativos ao terceiro trimestre no espaço de um ano, anunciou ontem o grupo. Steve Jobs, presidente executivo da Apple afirmou: «foi um trimestre extraordinário – o nosso mais elevado resultado do terceiro trimestre em oito anos».
Mais lidas