pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

05 de Janeiro de 2005 às 09:17

Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Subida dos juros na habitação será mais expressiva em 2005 (Jornal de Negócios) O peso da subida dos juros nos empréstimos contraídos para a aquisição de habitação deverá começar a fazer-se sentir de forma mais acentuada em 2005, caso se confirmem as estimativas dos especialistas.

Liberdade económica em Portugal ao nível mais baixo desde 1996 (Jornal de Negócios) Portugal caiu este ano para o lugar mais baixo alguma vez registado no índice de liberdade económica calculado pela Heritage Foundation desde 1995. A classificação para o presente ano, apresentada ontem por este “think-tank” norte-americano, coloca Portugal no 37º lugar num total de 155 países, uma descida acentuada face à 31ª posição registada no ano passado.

REN quer compensar grandes consumidores de electricidade (Diário Económico) A REN propôs à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a introdução de um mecanismo de optimização global do sistema eléctrico que permita cortes de electricidade, de curta duração, a grandes consumidores industriais.

Juristas dizem que fundos da CGD foram nacionalizados (Diário Económico) O professor de Direito Diogo Freitas do Amaral e o antigo juiz do Tribunal Constitucional Guilherme da Fonseca consideram inconstitucional o recurso ao fundo de pensões da CGD para manter o défice de 2004 abaixo dos 3%.

Mais de 50 Mil contribuintes de Lisboa ameaçados com penhoras de imóveis (Público) Cerca de 55 mil contribuintes de Lisboa, proprietários de imóveis, foram notificados pelos serviços de Finanças da zona distrital de Lisboa para solver dívidas fiscais, sob pena dos seus imóveis serem penhorados ao fim de alguns dias. As repartições voltaram a encher-se. Nalguns casos as dívidas já não existiam, mas o Ministério das Finanças elogia a iniciativa como tendo resultado na «maior cobrança coerciva de sempre».

Mercado automóvel cresceu 4,2% no ano passado (Público) O mercado dos automóveis novos conheceu no ano passado um ligeiro crescimento em relação a 2003, com um aumento de 4,2 por cento nas vendas. Matricularam-se 274.099 veículos novos, entre ligeiros e pesados. Este foi o primeiro ano em que se registou um aumento das vendas de veículos desde o início da recessão no sector, em 2001.

Patrões e sindicatos fecham acordo sem Governo (Diário de Notícias) Numa iniciativa inédita, patrões e sindicatos chegaram ontem a um acordo de princípio para desbloquear a contratação colectiva, que será assinado na sexta-feira. A nova embalagem não se esgota aqui o próximo acordo temático deverá ocorrer na área da formação profissional, entre Fevereiro e Março, estando já agendada uma reunião para dia 27.

Advogados da EDP com dificuldades no recurso (Diário de Notícias) Os advogados da EDP estão renitentes em apresentar recurso da decisão da Comissão Europeia que impediu a junção da empresa com a GDP - Gás de Portugal. «O Tribunal da União Europeia só aprecia questões jurídicas, não a bondade da decisão», explicou ao DN uma fonte da EDP.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio