Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
Fitch aponta falta de credibilidade ao Orçamento de Estado para 2005 (Jornal de Negócios) O analista da Fitch Ratings responsável pela atribuição de classificação à República Portuguesa está desiludido com a falta de ambição do Orçamento que o ministro das Finanças apresentou. Chris Pryce afirma que Bagão Félix vai ter de ser esforçar muito mais para atingir o nível de credibilidade internacional da sua antecessora».
Fundo de Pensões da CGD fora do Orçamento de Estado para 2005 (Jornal de Negócios) As receitas estimadas para 2004 e previstas para 2005 na proposta de Orçamento do Estado apresentada na sexta-feira não incluem a transferência do fundo de pensões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para a Caixa Geral de Aposentações.
Governo aumenta valor de indemnização a inquilinos (Diário Económico) O Governo admite introduzir alterações no valor da indemnização a atribuir ao inquilino, no caso de denúncia de contrato por parte do senhorio, garantiu ontem o ministro das Cidades e da Habitação, durante a conferência do Diário Económico sobre a reforma do arrendamento urbano.
Bruxelas questiona Bagão sobre receitas extraordinárias em 2004 (Diário Económico) A Comissão Europeia está ainda a negociar com as autoridades portuguesas as operações extraordinárias que o Governo irá levar a cabo para garantir um défice público de 2,9% do PIB em 2004.
Gás natural desce 4,5% para clientes industriais... (Diário de Notícias) A Transgás vai descer o preço do gás natural em cerca de 4,5% para os seus clientes directos - indústrias com um consumo anual superior a dois milhões de metros quadrados cúbicos - caso estes adiram a uma nova fórmula de indexação de preço.
... e sobe 1% para os particulares (Diário de Notícias) Para os consumidores particulares de gás natural as notícias não são tão boas. As tarifas desta energia vão sofrer um aumento de 1% na próxima semana, após a homologação da Direcção-Geral de Energia, e irão vigorar até 15 de Janeiro. Nessa altura, se o preço do barril de petróleo continuar na casa dos 50 dólares haverá novamente um «pequeno aumento».
Estado «abdicou» de mais-valias na venda da GDP e Transgás (Público) A venda do negócio do gás natural, detido pela Galpenergia, tal como foi desenhado pelo anterior Governo, forneceu um triplo resultado: um perdedor, a própria Galp, um ganhador, a EDP, e um empate "técnico" para o Estado, que prescindiu de mais-valias no processo. Esta é a conclusão a que se chega face aos dados das várias avaliações que precederam a operação.
Vishay Electrónica despede mais de 100 trabalhadores (Público) A comissão de trabalhadores da empresa «Vishay Electrónica Portugal» e os responsáveis do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Norte vão ser hoje recebidos pelos grupos parlamentares do PSD e do PCP com o objectivo de pedir à Assembleia da República para que, «da forma que puder», impeça a deslocação de parte da produção daquela empresa para a Índia.
Mais lidas