pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

05 de Abril de 2006 às 08:59

Fisco lança ofensiva sobre as farmácias (Jornal de Negócios) As farmácias serão, nos próximos tempos, um dos sectores de actividade na mira da Inspecção Tributária. Rendibilidades baixas com custos elevados, inventários empolados, trespasses realizados por valores considerados muito baixos ou a existência de lucros não distribuídos são alguns dos critérios que, desde que preenchidos, conduzirão a uma quase certa visita dos inspectores.

Novas auto-estradas sem portagens físicas (Jornal de Negócios) Os concursos para novas auto-estradas vão permitir propostas para cobrança sem portagens físicas, disse o secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, em entrevista ao Jornal de Negócios. A opção, que reduz os custos de construção, será possível através do novo sistema de identificação electrónica de veículos (SIEV).

Juristas defendem leilão nas OPA da PT e BPI (Diário Económico) A recomendação da CMVM de que algumas das novas regras relativas às OPA não se apliquem às operações em curso está a gerar contestação por parte de alguns juristas, que defendem a sua aplicação imediata. Em causa está, sobretudo, a possibilidade, aberta pelas novas regras, de o primeiro concorrente a uma OPA poder subir o preço quantas vezes quiser, faculdade que, na lei actual, pertence apenas ao oferente inicial.

Simplex depende da reforma da Justiça (Diário Económico) O Simplex não terá sucesso sem uma reforma da Justiça que agilize a aplicação de sanções a quem prevarica, conclui António Vitorino. O deputado do PS considera que a “simplificação [administrativa] dá a ideia de que é mais fácil fazer vigarices”, logo é necessário tomar medidas para tornar os tribunais mais eficientes. No entanto, Vitorino defende que os atrasos na reforma da Justiça não devem condicionar o arranque do Simplex, uma mudança essencial para o país.

Confederações aguardam nova proposta para revisão do subsídio de desemprego (Público) Governo irá apresentar até ao fim da semana proposta final; CGTP e CIP com dúvidas sobre "emprego conveniente" e rescisões amigáveis.

Mudar de banco só com suporte de custos ou se tiver "spread" elevado (Diário de Notícias) Com os bancos a intensificarem a "guerra" na oferta do spread mais baixo do crédito à habitação, muitos portugueses interrogam-se: será que vale a pena transferir o seu empréstimo para um banco que ofereça margens mais baixas?

Injecções de capital nos hospitais fora do défice (Diário de Notícias) A comissão técnica encarregue de realizar o reporte dos défices excessivos, entregue na semana passada a Bruxelas, decidiu não registar como despesa para efeitos do défice as injecções de capital realizadas nos hospitais Santa Maria e São João em 2005, uma decisão que terá agora de ser validada pelo Eurostat para que não se registe um impacto negativo adicional no défice de cerca de 0,2% do PIB.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio