Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Defesa de Granadeiro impede PT de regressar a níveis antes da OPA (Jornal de Negócios) A Portugal Telecom (PT) parece ter encontrado uma almofada, caso a Sonaecom desista de avançar com a oferta pública de aquisição (OPA) já que, segundo os analistas contactados pelo Jornal de Negócios, mesmo que a oferta em curso falhe, as acções não vão regressar aos níveis anteriores ao anúncio preliminar.
Proposta da Brisa para auto-estrada no Texas passa à segunda fase (Jornal de Negócios) A proposta apresentada pela Brisa e a subsidiária norte-americana do grupo inglês Balfour Beatty para a construção e concessão da auto-estrada SH161,que vai ligar a cidade de Dallas ao aeroporto, passou à segunda fase do concurso aberto pelo Departamento de Transportes do Texas, apurou o Jornal de Negócios.
Correia de Campos defende o aumento das taxas moderadoras (Diário Económico) A declaração do Ministro da Saúde de que “pondera” a criação de taxas moderadoras em serviços hoje gratuitos, como o internamento e a cirurgia do ambulatório, gerou um coro de protestos. Os principais argumentos contrários foram os seguintes: (a) as taxas moderadoras vêm tornar insustentável a vida dos mais desprotegidos; (b) se o SNS necessita de mais recursos, deve ir buscá-los aos impostos; (c) uma taxa moderadora “modera” procura excessiva, não a procura induzida pelo médico ou por uma real necessidade de saúde; (d) o Governo explora os doentes, por não conseguir controlar o desperdício na saúde; (e) ao alargar os pagamentos no ponto de consumo, o Governo está a violar
Ambiente deverá pesar 30% no Imposto Automóvel (Diário Económico) A Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais está a estudar a possibilidade de aumentar o peso da componente ambiental para cerca de 30%, no total do imposto automóvel (IA), já a partir de Julho do próximo ano. Esta é uma das propostas que consta do estudo que serve de base ao projecto de reforma do IA, que está a ser elaborado por um grupo de trabalho.
Governo e parceiros mais perto de um acordo sobre a Segurança Social (Público) "Salvo pequenos complementos, acertos e clarificações", a proposta do Governo não sofrerá alterações, disse o ministro do Trabalho.
Fuga fiscal e importação ilegal na origem de apreensão de vinhos (Público) Vinte e seis milhões de litros de vinho selados nos armazéns da Cruz & Companhia. A empresa já teve outros problemas com as autoridades
Estado dá luz verde ao controlo da A8 pela Brisa (Diário de Notícias) A Brisa e a Auto-Estradas do Oeste (AEO) receberam finalmente "luz verde" do Governo para concretizar o negócio de compra de 40% do capital da Auto-Estradas do Atlântico (AEA). Segundo indicou ao DN fonte de um dos accionistas da AEO, a concretização deste negócio depende apenas da formalização do "sim" do sindicato bancário liderado pelo BPI, que montou o financiamento da concessão da AEA, pelo que a operação deverá concretizar-se nas próximas semanas.
Turismo recupera e prevê encerrar ano com 11,8 milhões de turistas (Diário de Notícias) O optimismo, embora moderado, regressou ao sector turístico - espera-se que, depois da crise, 2006 seja o ano da viragem. As perspectivas apontam para que, no final do ano, o número de turistas que visitaram o nosso país ronde os 11,8 milhões, um aumento de 8% face ao ano passado. Em declarações ao DN, Atílio Forte, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), diz que o turismo está a "dar os primeiros sinais de recuperação, o que é um boa notícia para a economia".
Mais lidas