REN compra ativos de redes elétricas no Chile à Antofagasta por 57 milhões de euros
A empresa liderada por Rodrigo Costa adquiriu um portefólio de transmissão de eletricidade com 144 km a uma empresa controlada pela gigante da mineração no centro-norte do país.
A REN - Redes Energéticas Nacionais adquiriu um portefólio de ativos de transmissão de eletricidade no Chile à Antofagasta por 67,5 milhões de dólares (aproximadamente 57,6 milhões de euros ao câmbio atual), comunicou a empresa portuguesa esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O negócio foi concretizado entre subsidiárias locais das duas empresas: a Empresa de Transmisión Eléctrica (Transemel), por parte da REN, e a MLP Transmisión, controlada pela gigante da mineração Antofagasta. O portefólio localiza-se na região centro-norte do Chile e inclui aproximadamente 144 quilómetros de linhas de transmissão.
“Os ativos foram desenvolvidos para apoiar a operação mineira da Minera Los Pelambres, uma das maiores minas de cobre do mundo, controlada pelo grupo Antofagasta Plc, um dos maiores produtores de cobre a nível global”, refere o comunicado.
A REN refere ainda que as infraestruturas “foram recentemente reclassificadas como ativos regulados no âmbito do processo de revisão tarifária para o período 2024-2027”.
Com a compra, a Transemel passa a operar cerca de 423 quilómetros de linhas de transmissão e cinco subestações no Chile.
Mais lidas