Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
BCP poderá dar ao La Caixa 300 balcões ou aumentar preço para vencer a OPA (Jornal de Negócios) A intenção do Banco BPI, que está a ser alvo de uma oferta pública por parte do BCP, de alienar a posição que detém no capital social do banco liderado por Paulo Teixeira Pinto relançou a especulação no mercado sobre a possibilidade de o BCP ter que rever em alta a contrapartida oferecida para conquistar o apoio dos accionistas do banco liderado por Fernando Ulrich.
Atrasos na OPA custam 580 milhões a accionistas (Jornal de Negócios) A frase "tempo é dinheiro" de Benjamin Franklin espelha o raciocínio que alguns analistas já estão a fazer nas ofertas públicas de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom (PT) e sobre o BPI. O custo de ter o dinheiro parado, na melhor das hipóteses durante 12 meses, já leva alguns analistas a fazer as contas sobre o custo de oportunidade a suportar pela via do atraso das OPA.
Paulo Azevedo recusa desistir da OPA à PT (Diário Económico) Declarações exclusivas: "demonstraremos ao conselho da Sonaecom que 9,5 euros é um preço que pode ser pago pela PT".
IRS cobrado nas autarquias não convence Cavaco (Diário Económico) O Presidente pediu ao Tribunal Constitucional para apreciar o diploma que tanta polémica criou entre o Governo e os Municípios.
Governo abre gestão de pessoal ao sector privado (Diário de Notícias) Os organismos da administração pública vão poder optar pelo sector privado para realizar a gestão financeira e de recursos humanos dos serviços, não ficando obrigados a recorrer à entidade pública empresarial criada agora para o efeito. Fica aberta a porta para a externalização de serviços agora realizados por funcionários públicos.
Morgado com poderes para abrir novos processos no futebol (Diário de Notícias) Ao fim de mais de quatro anos "encostada" no Tribunal da Relação de Lisboa a analisar recursos, Maria José Morgado vai regressar à investigação criminal. E com plenos poderes para investigar todos os processos que nasceram do "Apito Dourado" (que se encontra na fase de instrução no Tribunal de Gondomar). As competências da magistrada, segundo explicou ao DN o procurador-geral, Pinto Monteiro, vão para além da análise das certidões extraídas. Morgado poderá abrir novas investigações sobre a corrupção no futebol.
Construtoras foram lesadas por interpretação fiscal abusiva de empresas municipais (Público) Mais de 30 empresas estão actualmente com problemas com o fisco, por terem aceitado facturar obras com IVA reduzido à Empresa Municipal de Habitação do Porto.
Accionistas da Sonaecom adiam fixação dos termos definitivos da OPA (Público) Reunião do conselho de administração da Sonaecom foi cancelada. Accionistas estão preocupados com notícias sobre desempenho económico da PT.
Mais lidas