Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
PJ desmantela fraude semelhante à dos selos (Jornal de Negócios) Três empresários detidos e cerca de 70 investidores que aplicaram entre três a quatro milhões de euros. Este é o balanço inicial de um alegado esquema de burla que envolve, mais uma vez, produtos não financeiros. As semelhanças com o recente caso da fraude dos selos são muitas, mas agora o modus operandi envolve promessas de rentabilidade através do investimento em obras de arte.
BCP prepara impugnação da assembleia geral do BPI (Jornal de Negócios) O Banco Comercial Português prepara-se para impugnar as decisões que vierem a ser tomadas na assembleia geral (AG) do BPI que amanhã vai reunir na Fundação de Serralves os accionistas do banco que está a ser alvo de uma OPA.
Judiciária investiga novo caso Afinsa (Diário Económico) Os três responsáveis pela Afinworld em Portugal foram constituídos arguidos por burla, associação criminosa e branqueamento.
Nuno Vasconcellos afirma que será o último “a fechar a porta na PT” (Diário Económico) Accionista da PT, com mais de 3% do capital – comprados acima dos 9,50 euros – Nuno Vasconcellos diz que o preço não é tudo e confia totalmente em Henrique Granadeiro.
Fabrico dos novos blindados em Portugal inclui pouca tecnologia (Público) Equipamentos de armamento, motores e rodas são produtos que ficarão de fora da alçada das empresas portuguesas no que respeita ao fornecimento de componentes para as 260 novas viaturas blindadas adquiridas para o Exército e para a Marinha à empresa austríaca Steyr-Daimler-Puch por 364,4 milhões de euros. Esta realidade foi ontem reconhecida pelo sócio-gerente da Fabrequipa, Francisco Pita, durante a inauguração oficial das novas instalações da fábrica do Barreiro, preparadas para a montagem dos veículos Pandur II 8x8.
Burla piramidal com obras de arte ascende a cerca de quatro milhões (Público) Burla qualificada, associação criminosa, branqueamento de capitais e recepção ilícita de capitais. Estes são os quatro crimes de que são suspeitos três empresários portugueses, da empresa Cunha & Albuquerque, sediada em Cascais e representante da Afinworld.
Companhias baixam preços do seguro automóvel (Diário de Notícias) A generalidade das companhias de seguros vai baixar os preços cobrados pelo seguro automóvel em 2007, em resultado da redução do número de acidentes e das dificuldades de recuperação da economia. Esta é a perspectiva da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) para a evolução dos prémios de seguro do ramo não vida ao longo deste ano, segmento em que os produtos automóvel têm um peso de quase 50%.
Fisco exige listas de carros de luxo aos "stands" (Diário de Notícias) O Ministério das Finanças admitiu ontem não ter acesso ao valor dos carros ligeiros e de motos de luxo através do registo automóvel e afirma que para detectar "manifestações de fortuna" no IRS "infere o valor dos carros através dos modelos" e que "tem privilegiado" a obtenção da identificação dos compradores de automóveis de valor acima dos 50 mil euros usando "listagens" solicitadas aos vendedores de viaturas.