Inspecção arrecada 4,9 milhões de euros em multas a empresas (Jornal de Negócios) As multas aplicadas às empresas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) aumentaram significativamente nos primeiros três meses de 2008, assim como as suspensões de actividade e as advertências escritas por violação das leis laborais.
Regulador quer impor metas de eficiência à gestão da REN (Jornal de Negócios)
A REN - Redes Energéticas Nacionais, a partir de Janeiro de 2009, vai ter de reduzir os custos operacionais e responder a metas anuais de eficiência, por via de um contrato de gestão que será assinado com a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Aeroporto da Portela só tem combustível para um dia (Diário Económico)
Um país à beira do estrangulamento. Graves situações de ruptura ameaçam já os portos, aeroportos, hipermercados, bombas de combustível, fábricas e unidades de produção agro-pecuárias. Com a paralisação dos camionistas a entrar no terceiro dia, as situações mais complicadas começam a ganhar um relevo diferente. O aeroporto da Portela, o mais importante do País, só tem combustível para mais um dia, assegurou ao DE fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.
Candidato da lista de Cadilhe ao BPN é reformado por invalidez (Diário Económico)
António Vila Cova, um dos nomes que integra a lista de Miguel Cadilhe à administração executiva da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) e do BPN, é reformado por invalidez da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O antigo administrador do banco estatal recebe uma reforma por invalidez que poderá estar em causa se Vila Cova assumir funções de relevo numa outra instituição.
Gasolina e supermercados perto da ruptura (Público)
Alarga-se o número de bombas de gasolina sem combustível e as superfícies comerciais não garantem abastecimento de produtos frescos. O protesto dos camionistas vai continuar.
Governos da UE acordam novas excepções à semana de trabalho de 48 horas (Público)
Termos do documento aprovado, que prevê horários até 65 horas por semana, não satisfazem cinco governos da União, nem a confederação europeia de sindicatos
Polícias com ordem para remover camiões (Diário de Notícias)
O Governo esteve ontem reunido pela primeira vez de emergência para analisar os efeitos mais graves da paralisação dos camionistas: ruptura no abastecimento em bombas, sobretudo na região de Lisboa, e falta de produtos essenciais nas cadeias de distribuição. De acordo com o que apurou o DN, o Governo de Sócrates aproveitou a reunião da Comissão de Planeamento Energético de Emergência (CPEE) - coordenada pelo Ministério da Economia - para convocar também as forças de segurança e definir orientações para o dia de ontem e hoje, caso os protestos se agravem.
Inquérito ao caso BCP ouve hoje Luís Laranjo (Diário de Notícias)
Luís Lopes Laranjo, ex-vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), vai ser hoje ouvido pela comissão parlamantar de inquérito à supervisão bancária, que visa apurar as alegadas falhas no caso Banco Comercial Português (BCP), segundo a agência Lusa.