Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Banca mantém investimento em projectos de responsabilidade social e cooperativa (Público) A crise financeira internacional parece não estar a afectar o investimento dos principais bancos que operam em Portugal no sector da responsabilidade social e corporativa. Bancos como o Santander Totta, BPI, Banco Espírito Santo, Millennium bcp e Caixa Geral de Depósitos vão continuar com o seu compromisso social.
Governo nacionalizou empresa suspeita de falência fraudulenta (Público) A empresa de licenciamento e merchandising TBZ, que entrou para o domínio do Estado após a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), está sob investigação do Ministério Público por suspeitas de insolvência dolosa.
Tribunal avalia novo contrato de Alcântara (Diário de Notícias) O prolongamento da concessão do Terminal de Alcântara à Liscont sem concurso público deverá ser fiscalizado pelo Tribunal de Contas (TC) no próximo ano. Fonte oficial do TC disse ao DN que o plano de fiscalização para 2009 prevê uma auditoria temática e horizontal a concessões/PPP (parcerias público-privadas) no âmbito das administrações portuárias.
Que fazer ao dinheiro em plena crise? (Diário de Notícias) Antecipar as melhores opções de poupança durante 2009 é um exercício difícil, em plena crise económica grave e numa altura em que os efeitos do 'congelamento' do crédito continuam a fazer-se sentir. Ainda assim, quem dispõe de dinheiro tem de fazer escolhas. E há algumas opções
EPUL pagou 1,3 milhões a mais ao Benfica (Correio da Manhã) A EPUL – Empresa Pública de Urbanização de Lisboa – enviou ao procurador-geral da República, Pinto Monteiro, o relatório do inquérito interno sobre "as facturas relativas à conclusão de ramais de ligação às infra-estruturas de subsolo para o novo estádio do Sport Lisboa e Benfica". O inquérito, a que o CM teve acesso, apurou "indícios da eventual prática de ilícitos criminais" relacionados com o pagamento da EPUL ao Benfica de mais de 8,1 milhões de euros quando o contrato de execução da obra refere pouco mais de 6,8 milhões de euros.
Crise ameaça 700 no complexo da Grundig (Jornal de Notícias) A crise já chegou ao complexo da Grundig, em Braga. A "Delphi Grundig" e a "Fehst" estão em dificuldades devido à falta de encomendas. O Sindicato das Indústrias Eléctricas receia o pior para os cerca de 700 trabalhadores.
Saldos arrancam domingo com descontos de 30% (Jornal de Notícias) Os saldos começam este domingo e os preços deverão cair cerca de 30%, podendo os descontos chegar aos 70%. Mesmo assim, a proximidade do início dos saldos com a época natalícia não afastou os consumidores das compras.
Mais lidas