Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
CMVM aperta clubes nas notícias de contratos de jogadores (Jornal de Negócios) O regulador enviou em Abril um documento às Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) onde define a informação que têm de ser prestada ao mercado. As notícias sobre negociações para a contratação, renovação, venda e empréstimo de jogadores passam a ter de ser esclarecidas através do "site" da CMVM.
Portugal sobe duas posições no "ranking" mundial da competitividade (Jornal de Negócios) Portugal está mais competitivo, mas pouco. O País subiu duas posições no "ranking" de competitividade de 2008, ocupando agora a 37ª posição de um conjunto de 55 Estados, um progresso face a 2007 que poderia ter sido mais expressivo caso a eficácia das políticas do Governo na promoção da competitividade não tivessem piorado no último ano, revela o relatório anual divulgado pelo IMD, uma das escolas de gestão mais conceituadas do mundo.
Preço da comida parou de subir (Diário Económico) O índice de preços alimentares das Nações Unidas desceu em Abril. O primeiro sinal positivo desde o início da crise. A inflação alimentar pode estar a estabilizar. A inflação alimentar está a mostrar sinais claros de que irá estabilizar, graças às previsões de uma colheita abundante de cereais para esta estação, mas não está, no entanto, prevista uma descida acentuada dos máximos actuais.
Empresas já estão a cobrar pela subida do gasóleo (Diário Económico) Quem paga a subida dos combustíveis são os consumidores. Na bomba de gasolina e em todos os outros produtos, que já estão a reflectir os aumentos. Um camião de transporte de mercadorias da DHL, com capacidade para 33 paletas, gasta hoje mais 100 euros em gasóleo do que no início do ano, a percorrer os cerca de 600 quilómetros que separam o Porto de Madrid. Atestar o depósito de 650 litros de um destes camiões custa já 890 euros, mais 20 euros do que na terça-feira à noite véspera do aumento de três cêntimos por litro.
Alípio Dias vai trabalhar em empresa de Stanley Ho (Público) O ex-administrador do BCP Alípio Dias voltou ao activo, para assumir funções de topo na Geocapital, que funciona como promotora de investimentos chineses em países de língua oficial portuguesa. A empresa pertence ao magnata do jogo Stanley Ho, que, por sua vez, controla cerca de 2,5 por cento do maior banco privado português..
IFAP exige devolução de milhões de euros de apoios agrícolas (Público) Novas regras impedem recebimento das ajudas antes do pagamento das facturas aos fornecedores. Há quem tenha que devolver 500 mil euros
Transportes públicos sobem de novo no Verão (Diário de Notícias) A ANTROP (Associação Nacional dos Transportes Rodoviários de Passageiros) reclama um aumento de 6% nas tarifas dos transportes públicos. Esta percentagem, adiantou ao DN, o presidente da associação, resulta hoje da aplicação do mecanismo de actualização de preços acordado com o Governo que este até agora cumpriu, sublinha Cabaço Martins.
Sapatarias Charles com salários em atraso (Diário de Notícias) Os 400 funcionários das sapatarias Charles estão com salários e subsídios em atraso, alguns desde 2005. Ontem, durante uma pequena concentração frente a uma loja daquela cadeia, na Baixa de Lisboa, o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) adiantou que esta situação se estende aos trabalhadores da fábrica de Arcos do Sardão, em Vila Nova de Gaia. "A informação que temos é que todos têm salários a ser pagos a bochechos", revelou Manuel Feliciano.
Mais lidas