pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

2,5 milhões de pessoas já responderam aos Censos pela Internet

Se o número total de residentes em Portugal fosse o mesmo que em 2001, a percentagem de pessoas recenseadas pela Internet já tinha ultrapassado a expectativa de respostas digitais do INE.

30 de Março de 2011 às 14:05

Se a população residente continuasse a ser de 10,6 milhões, como em 2001, Portugal já tinha "descolado" do cenário internacional, o grande objectivo da presidente do INE, Alda de Carvalho.

Isto porque os 2,5 milhões de pessoas representam 23,5% do valor de 2001, o que supera a taxa de resposta pela internet de 22% alcançada pelo Canadá em 2006, a mais alta de sempre para o INE

Os dados do instituto revelam que, até às 12 horas de hoje, mais de um milhão de alojamentos já estava recenseado pela Internet, havendo ainda margem para um aumento, já que o processo por via digital vai manter-se por mais duas semanas, terminando apenas a 10 de Abril.

Em nota enviada às redacções na segunda-feira, o INE solicitava à população que não deixasse a resposta aos Censos para os últimos dias, "por forma a evitar congestionamentos" na página de Internet. No primeiro dia de respostas, o site registou vários problemas de acesso, ficando até várias vezes em baixo.

Após 10 de Abril, as respostas podem continuar a ser dadas em mão até 24 do mesmo mês. Os inquéritos em papel já preenchidos começam hoje a ser recolhidos pelos recenseadores nas habitações. Os resultados do XV Recenseamento Geral da População e do V Recenseamento Geral da Habitação serão conhecidos em finais de Dezembro ou inícios de Janeiro de 2012. No entanto, os números definitivos só serão conhecidos em Dezembro do próximo ano.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio