Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Actividade económica diminui em Abril

O indicador de actividade económica diminuiu em Abril, depois de ter estabilizado no mês anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística.

Paulo Duarte
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

O indicador de actividade económica diminuiu em Abril, depois de ter estabilizado no mês anterior, de acordo com a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta terça-feira, 21 de Junho.

O indicador recuou de 2,3 para 2,2, regressando ao valor registado em Janeiro.

O indicador quantitativo do consumo privado estabilizou em Abril, "reflectindo a ténue aceleração do consumo corrente e a desaceleração do consumo duradouro".

Já o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou, "em resultado do contributo positivo mais acentuado da componente de material de transporte e do contributo negativo menos significativo da componente de construção".

As exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de -1,8% e -1,4% em Abril, respectivamente (quando tinham registado variações de -1,7% e 0,8% em Março".

"Considerando a actividade económica na perspectiva da produção, no caso da indústria, o índice de volume de negócios registou variações nominais negativas nos últimos meses, o que poderá reflectir sobretudo variações negativas de preços", uma vez que "o indíce de produção industrial manteve um crescimento positivo em Abril".

Já o índice de produção da construção e obras públicas registou em Abril "uma variação negativa menos acentuada".

Banco de Portugal apontou para abrandamento

O indicador do Banco de Portugal, divulgado em Maio, já apontava para o abrandamento da actividade económica, sugerindo um prolongamento da tendência registada no primeiro trimestre.

O indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica subiu 0,6% em Abril, quando nos quatro meses anteriores tinha registado um crescimento de 0,7%.

 

Esta descida na variação homóloga do indicador do Banco de Portugal que mede a actividade económica foi a primeira desde Fevereiro do ano passado, altura em que as variações eram ainda de sinal negativo. 

Actualizado às 11:35 com mais informação 




Ver comentários
Saber mais Actividade económica conjuntura investimento exportações importações produção
Mais lidas
Outras Notícias