Bélgica deverá nacionalizar unidade do Dexia
Um jornal belga indica que o Dexia vai ser nacionalizado para posterior venda. Entretanto, o banco já informou que está em negociações exclusivas com um grupo de investidores para a alienação da unidade luxemburguesa.
Ao mesmo tempo, num comunicado de imprensa do Dexia com a data de ontem, o conselho de administração afirmava que tinha a confirmação de que a continuidade do Dexia Banque Belgique era “garantida em todas as circunstâncias”.
A Bélgica e a França anunciaram na quarta-feira que vão tomar todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses dos clientes e dos credores do Dexia.
Ao mesmo tempo, na página de Internet, o Dexia confirma que entrou em negociações exclusivas com um grupo internacional de investidores para a venda da sua unidade do Dexia, Dexia Banque Internationale à Luxembourg.
“O conselho de administradores do Grupo Dexia vai tomar uma decisão sobre uma potencial oferta no final deste período de exclusividade”, indica a mesma nota.
O Dexia, que foi já resgatado em 2008, está a ser pressionado para que assuma maiores perdas relativas à exposição face à dívida grega que detém na sua carteira de investimentos.
As suas acções estão em forte queda em consequência dos receios por vir a ser bastante penalizado pelo incumprimento da Grécia. As acções estão a recuar 11%, depois de ontem até terem subido 1%. Contudo, afundaram 22% na terça-feira e 10% na segunda.
Mais lidas