pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Candidato do PSD à Câmara do Porto ficará decidido esta semana

A escolha do candidato do PSD à Câmara do Porto para as autárquicas de 2013 deverá ser feita esta semana, depois de Luís Filipe Menezes ter estado reunido com a comissão política concelhia do PSD/Porto na noite de domingo.

29 de Outubro de 2012 às 09:07

O presidente da Câmara de Gaia e ex-líder do PSD, Luís Filipe Menezes, - que em setembro anunciou a candidatura à Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 2013, tendo adiantado que já tinha falado com o presidente do PSD e com o presidente da concelhia - esteve no domingo à noite, durante cerca de quatro horas, reunido com os membros da comissão política concelhia do PSD/Porto.

Segundo Ricardo Almeida, foram várias as questões levantadas pelos membros da estrutura e respondidas por Menezes, desde a coligação com o CDS-PP, o relacionamento com o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, a lei da limitação de mandatos, entre outros.

Segundo o líder da concelhia do PSD/Porto, Luís Filipe Menezes apresentou as linhas gerais do projecto político para o Porto e pediu à comissão política e a todas as estruturas que dessem contributos para a elaboração do programa eleitoral.

"Foi a primeira vez, na história do PSD/Porto, que um candidato reuniu com a comissão política antes de ser designado e é também o candidato mais sufragado e mais discutido internamente no PSD/Porto", realçou.

Segundo Ricardo Almeida, depois da votação do nome por parte da comissão política concelhia, esta semana, o candidato vai depois ser sufragado na assembleia distrital alargada.

Na quinta-feira, a assembleia de militantes da concelhia do PSD/Porto aprovou o perfil do candidato à Câmara do Porto para as autárquicas de 2013, que terá de ter "experiência política" e dar prioridade à "boa gestão dos dinheiros públicos".

"Foram feitas duas alterações sobre a proposta inicial. Mudou-se a experiência autárquica para experiência política e mudou-se a questão de colocar no perfil a prioridade da boa gestão dos dinheiros públicos que para nós, PSD, é pedra-de-toque para qualquer desenvolvimento da política, seja ela nacional ou local", disse aos jornalistas Ricardo Almeida, acrescentando que o perfil foi aprovado com 73 por cento dos votos.

A Comissão Política Concelhia do CDS/Porto anunciou no dia 22 que não apoia uma "eventual candidatura" do social-democrata Luís Filipe Menezes à Câmara do Porto, autarquia liderada por uma coligação PSD/CDS-PP desde 2001, aquando da primeira eleição do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

No dia seguinte, terça-feira, o líder da distrital do CDS-PP, Álvaro Castello-Branco, foi questionado pelos jornalistas sobre esta posição da estrutura concelhia do seu partido e respondeu que "neste momento não está nenhum entendimento feito nem está nenhum entendimento excluído".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio