Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

China e Estados Unidos têm "amplo diálogo" sobre economia

O diálogo centrou-se em questões como a situação macroeconómica ou a cooperação multilateral, e foi "franco, prático e construtivo".

Lusa 26 de Outubro de 2021 às 07:18
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O vice-primeiro-ministro chinês Liu He e a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, tiveram hoje um "amplo diálogo" sobre economia, via videoconferência, informou a imprensa estatal chinesa.

A agência noticiosa oficial Xinhua apontou que o diálogo se centrou em questões como a situação macroeconómica ou a cooperação multilateral, e foi "franco, prático e construtivo".

Ambas as partes concordaram que a recuperação económica global atravessa um "momento crucial" e que é importante que ambos os países "fortaleçam a coordenação e a comunicação sobre as suas políticas macroeconómicas".

A delegação chinesa expressou preocupação sobre as sanções e taxas alfandegárias impostas pelos Estados Unidos e o tratamento dado às empresas chinesas.

Em comunicado, o Tesouro dos Estados Unidos revelou que Yellen também expressou preocupações dos Estados Unidos, sem avançar mais detalhes.

Ambas as partes concordaram em continuar a dialogar no futuro.

A 9 de outubro, Liu reuniu-se com a Representante do Comércio dos EUA, Katherine Tai, numa reunião que foi também foi descrita pela China como "construtiva".

As relações entre Pequim e Washington deterioraram-se rapidamente nos últimos anos, face a atritos no comércio, tecnologia e Direitos Humanos.

Após Joe Biden assumir a presidência norte-americana, em janeiro, os dois países tentaram aliviar as tensões, embora Washington tenha dado continuidade à política de sanções e vetos às empresas chinesas iniciada por Trump.
Ver comentários
Saber mais China EUA política economia relações internacionais comércio
Outras Notícias