pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Clima empresarial na Alemanha piora em novembro

O índice regressou a tendência negativa e perdeu parte do terreno que tinha recuperado em outubro, quando subiu 1,1 pontos após quatro descidas mensais consecutivas.

bandeira alemã alemanha
bandeira alemã alemanha DR
25 de Novembro de 2024 às 10:06

A confiança dos empresários na Alemanha caiu em novembro, perdendo parte do terreno conquistado no mês anterior, devido à pior avaliação da situação atual, numa altura em que a economia do país "está a vacilar".

Segundo o Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo), o índice de confiança das empresas na Alemanha caiu oito décimas de ponto em novembro, em relação ao mês anterior, para 86,5 pontos.

O índice regressou a tendência negativa e perdeu parte do terreno que tinha recuperado em outubro, quando subiu 1,1 pontos após quatro descidas mensais consecutivas.

Em novembro, a avaliação da situação atual desceu 1,4 pontos em relação ao mês anterior, para 84,3, enquanto as expectativas desceram uma décima de ponto, de 87,3 pontos para 87,2 pontos.

Por setor, o clima empresarial piorou em todos, com exceção do comércio, onde voltou a subir, uma vez que as empresas avaliaram a situação atual como melhor e as expectativas foram menos pessimistas, tanto a nível retalhista como grossista.

No entanto, o Ifo alertou para o facto de o sentimento empresarial estar "ainda longe de ser positivo".

No setor da indústria transformadora, o clima empresarial piorou, uma vez que as empresas se mostraram novamente um pouco céticas em relação aos próximos meses, embora a satisfação com a situação atual tenha melhorado ligeiramente num contexto de queda das encomendas.

O clima empresarial no setor dos serviços deteriorou-se significativamente, uma vez que as empresas avaliaram a situação atual como significativamente pior e as expectativas foram também mais pessimistas.

Por último, na construção, o clima também piorou significativamente, uma vez que as empresas se mostraram menos satisfeitas com a atividade atual e as expectativas tornaram-se mais céticas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio