Diretor-geral da APED: "O consumo na área alimentar caiu 10 a 15%"
Nos últimos dois meses houve uma queda significativa do consumo na compra de alimentos nas grandes cadeias, diz Gonçalo Lobo Xavier.
A perda de poder de compra provocada pela inflação já levou a uma diminuição do consumo das famílias no retalho alimentar, diz o diretor-geral da APED.
Em entrevista ao Negócios e Antena 1, Gonçalo Lobo Xavier afirma que "nos últimos dois meses houve uma redução bastante significativa, de 10 ou 15% em média".
O representante do setor diz existem alterações também um comportamento do consumidor. "Estamos a ver que há uma menor fidelidade dos consumidores a uma marca retalhista", avança, explicando que "o cliente está a tornar-se um bocadinho mais errático, vai à procura de solução para um produto específico no retalhista A ou no retalhista B".
A compra de produtos em promoção também está a ter um crescimento relativo: "Está a aumentar, na área alimentar é 50%".
Também se verifica uma subida na venda de marcas próprias, as chamadas marcas brancas. "Isto também significa que há uma gestão do orçamento familiar mais cuidada", conclui.
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