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De que se queixam cidadãos e empresas na relação com o Estado

Durante os últimos meses, na preparação do Simplex 2016, o Governo promoveu uma volta pelo país, ouviu cidadãos, empresários, associações, recebeu críticas e sugestões pela internet. A lista é longa: ao todo foram 1.427 motivos de queixa.

maria manuel leitão marques ministra modernização presidência graça fonseca secretária estado
maria manuel leitão marques ministra modernização presidência graça fonseca secretária estado Pedro Elias
20 de Abril de 2016 às 17:21

Demora no atendimento e nos contactos com os serviços públicos, demasiados portais on-line, demasiadas senhas de acesso, custo na obtenção e renovação de documentos. Algumas das críticas e sugestões recebidas pelo Executivo nos últimos meses e que este promete levar em conta no Simplex 2016, que será conhecido a 20 de Maio. Eis as que mais vezes foram apresentadas, segundo o balanço divulgado esta quarta-feira, 20, pelo gabinete da secretária de Estado Adjunta e da Modernização, Graça Fonseca (à direita na foto).

As queixas dos cidadãos

- Existência de múltiplos portais e senhas para os cidadãos e empresas se relacionarem com o Estado;

- Tempo de resposta de alguns serviços públicos, nomeadamente as Finanças, Segurança Social e Balcão 2020;

- Ausência de um sítio único na internet onde o empresário possa encontrar toda a informação e serviços electrónicos relativos às actividades económicas;

- Pouca descentralização de serviços públicos;

- Permanente necessidade de entrega de documentos públicos e dados que a Administração Pública  possui;

- Custo e demora na renovação de documentos pessoais, em particular a Carta de Condução;

- Tempo de resposta de alguns serviços públicos, nomeadamente as Finanças, Segurança Social e Balcão 2020;

- Ausência de um sítio único na internet onde o empresário possa encontrar toda a informação e serviços electrónicos relativos às actividades económicas;

- Pouca descentralização de serviços públicos;

- Permanente necessidade de entrega de documentos públicos e dados que a Administração Pública  possui;

- Constante alteração da legislação em vigor com impacto profundo no

exercício da actividade económica;

- Ausência de proporcionalidade na aplicação da legislação, tendo em conta,

em particular, a dimensão das empresas;

- Demora na apreciação de candidaturas a financiamento comunitário, seja

para inserção de desempregados, como para programas de estágio;

- Reduzida validade das certidões permanentes e outros documentos

similares;

- Proliferação das licenças em torno do exercício de uma actividade económica,

com custos associados;

- Constante necessidade de prestação de informação a diferentes entidades

do Estado;

- Existência de poucos serviços on-line, sendo que os existentes por vezes são

complexos e não são interoperáveis;

- Ausência de coordenação dos pareceres emitidos por diferentes entidades relativos a um mesmo procedimento.

As queixas das empresas

- Multiplicidade de declarações obrigatórias;

- Complexidade e profusão da legislação aplicável, assim como a sua

modificação constante;

- Falta de centralização da informação;

- A multiplicidade de entidades intervenientes e de prazos, tornam os

processos de licenciamento de uma forma geral em processos muito

confusos e burocráticos;

- Dificuldades relacionadas com a falta de interligação entre bases de dados

relativas ao sector pecuário;

- Burocracia e morosidade do sistema de licenciamento industrial;

- Ausência de um interlocutor único.

complexos e não são interoperáveis;

- Ausência de coordenação dos pareceres emitidos por diferentes entidades relativos a um mesmo procedimento.

As queixas das empresas

- Multiplicidade de declarações obrigatórias;

- Complexidade e profusão da legislação aplicável, assim como a sua

modificação constante;

- Falta de centralização da informação;

- A multiplicidade de entidades intervenientes e de prazos, tornam os

processos de licenciamento de uma forma geral em processos muito

confusos e burocráticos;

- Dificuldades relacionadas com a falta de interligação entre bases de dados

relativas ao sector pecuário;

- Burocracia e morosidade do sistema de licenciamento industrial;

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