Greenvolt firma acordo com M.A. Silva para duas comunidades de energia
Excedentes solares da corticeira, superiores a 1,1 GWh anuais, passam a ser partilhados em Santa Maria da Feira e Alter do Chão. Colaboradores ganham acesso a energia renovável em condições especiais.
A Greenvolt Comunidades estabeleceu um acordo com a M.A. SILVA – referência nacional e internacional na produção e exportação de rolhas de cortiça – para criar duas comunidades de energia, localizadas em Santa Maria da Feira e em Alter do Chão, reforçando a expansão do modelo de partilha energética no setor industrial.
A corticeira dispõe atualmente de três unidades de autoconsumo fotovoltaico, instaladas pela Greenvolt Next, que somam mais de 2,1 megawatts-pico (MWp) de capacidade. O excedente gerado por estas instalações será agora integrado nas comunidades de energia promovidas pela Greenvolt.
No total, mais de 1,1 gigawatts-hora (GWh) anuais serão disponibilizados para outros pontos de consumo. Em Santa Maria da Feira, o excedente partilhável é de 142 MWh, acrescido de 342 MWh provenientes de outro produtor de energia. Em Alter do Chão, serão disponibilizados cerca de 638 MWh anuais, permitindo constituir uma nova comunidade de energia no concelho.
Para José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades, o modelo permite às empresas “rentabilizar de forma eficiente a energia solar que produzem, reduzindo custos, gerando receitas adicionais e ampliando o impacto ambiental e social da sua operação”. No caso da M.A. Silva, considera tratar-se de uma extensão da colaboração existente, ilustrando o potencial que outras empresas com autoconsumo podem aproveitar ao aderir à partilha energética.
O acordo prevê também que todos os colaboradores da M.A.Silva tenham acesso, em condições especiais, à energia renovável partilhada nas várias comunidades que a Greenvolt opera no país.
Mais lidas