pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

É preciso enfrentar o "problema" da tributação às grandes empresas

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasquez, admitiu hoje que o Governo tem de enfrentar o "problema" da tributação às grandes empresas assim como intensificar o combate à economia paralela e evasão fiscal.

25 de Novembro de 2010 às 11:50

"Nos últimos dois anos, por força da crise que atravessamos, tem-se reforçado preocupações de sempre da fiscalidade. Assim sucede com a tributação de pessoas singulares, assim com o alargamento da base do IRC e com o problema dominante da tributação das grandes empresas, que é um problema que temos de enfrentar mais seriamente nos tempos que vivemos", disse o responsável pela pasta da fiscalidade no I Congresso de Direito Fiscal, em Lisboa.

No entanto, o secretário de Estado não explicou de que forma será resolvido o "problema" da tributação às grandes empresas.

Sérgio Vasquez diagnosticou ainda um problema de "economia paralela" em Portugal e afirmou que há que fazer "um esforço redobrado" no seu combate em épocas de crise.

Medidas como certificação do software, cruzamento de dados e automatização do procedimento foram citadas pelo secretário de Estado como essenciais para a administração fiscal lutar contra a evasão fiscal.

"Nos paraísos fiscais a presente crise também tem trazido uma alteração de atitudes, desde logo no plano internacional, com uma crescente intolerância para com esta concorrência fiscal desleal", disse o secretário de Estado, defendendo que estas "jurisdições se convertam à economia real".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio