pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Zona Euro afinal cresceu menos no 1.º trimestre. PIB avançou 0,3%

Dados de mais Estados-membros, como de Portugal, fizeram com que o Eurostat revisse em baixa o crecimento do primeiro trimestre. Zona Euro avançou apenas 0,3%.

Bruxelas
Bruxelas Olivier Hoslet/Reuters
15 de Maio de 2025 às 10:35

Afinal, a economia da Zona Euro cresceu menos do que o apontado anteriormente pelo Eurostat no arranque deste ano. Na segunda estimativa que divulgou nesta quinta-feira, 15 de maio, o gabinete de estatísticas europeu reviu em baixa o crescimento do PIB do euro para 0,3%. 

Na primeira estimativa rápida, que não incluiu, por exemplo, os dados das economias portuguesa e espanhola por causa do apagão, o Eurostat apontava para um crescimento no primeiro trimestre de 0,4%. Agora, revê esse número em baixa, em 0,1 pontos percentuais.

Ainda assim, os números mostram uma aceleração - embora mais pequena - face ao último trimestre de 2024, quando a economia da Zona Euro cresceu apenas 0,2%. 

Portugal entre os poucos que recuaram

Entre os países para os quais há dados (falta ainda informação do primeiro trimestre para seis Estados-membros da União Europeia), Portugal é dos poucos onde a economia recuou (0,5%) no primeiro trimestre.

Na Eslovénia o PIB diminuiu 0,8% e na Hungria caiu 0,2% face ao último trimestre de 2024.

Pela positiva destaca-se a Irlanda, com um crescimento em cadeia de 3,2% no arranque deste ano. Ainda na variação em cadeia, a economia alemã - a maior europeia - subiu 0,2%, sendo este o segundo trimestre em que apresenta variações positivas, depois da quebra de 0,1% registada no terceiro trimestre de 2024.

Euro mantém ritmo de 2024

Já em termos homólogos, a economia da zona euro apresentou um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre, semelhante ao verificado no trimestre anterior.

Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a economia da Irlanda foi a que mais cresceu em termos homólogos (10,9%), seguida pela Polónia (3,8%) e Lituânia (3,2%), com recuos nos PIB da Eslovénia (-0,8%), da Áustria (-0,7%), da Hungria (-0,4%) e da Alemanha (-0,2%).

Face ao trimestre homólogo, a economia portuguesa avançou 1,6%.

O indicador do emprego aumentou no primeiro trimestre de 2025 e face ao período homólogo 0,8% na zona euro, mantendo também um ritmo semelhante ao registado no quarto trimestre de 2024.

Na comparação trimestral, o emprego acelerou, ao subir 0,3% na área do euro, depois de ter crescido 0,1% nos últimos três meses de 2024.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio