Espanha e França trocam embaixadores em Lisboa
Francisco Villar deverá vir de Paris para Lisboa para substituir Alberto Navarro que, a meio do mandato, vai ser transferido para Rabat. Paris, por seu turno, vai pela primeira vez enviar um luso-descendente para capital portuguesa.
Terminada a presidência espanhola da União Europeia, no fim de Junho, Madrid começou a mexer nalgumas peças do xadrez diplomático. E em plena novela PT/Telefónica decidiu retirar o seu embaixador de Lisboa para colocar o seu peso pesado num outro “hot spot”: Rabat. De malas feitas, desta feita em Paris, estará também Teixeira da Silva foi ontem oficialmente nomeado pelo presidente Nicolas Sarkozy como novo embaixador de França em Lisboa. É o primeiro luso-descendente de que há memória a ocupar o cargo na capital portuguesa. Na embaixada francesa, quem lá trabalha há mais de trinta anos nunca ouviu falar de um outro caso semelhante.As mudanças nas representações de dois dos principais parceiros políticos e económicos de Portugal deverão ocorrer já no início de Setembro.
Terminada a presidência espanhola da União Europeia, no fim de Junho, Madrid começou a mexer nalgumas peças do xadrez diplomático. E em plena novela PT/Telefónica decidiu retirar o seu embaixador de Lisboa para colocar o seu peso pesado num outro “hot spot”: Rabat.
Mais lidas