pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Gaspar diz que Eurogrupo reconhece esforço de Portugal

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse no Sábado que a disponibilidade do Eurogrupo para negociar um alargamento das metas do programa de ajustamento traduz "um reconhecimento" do esforço que tem sido feito por Portugal.

Bruno Simão
21 de Abril de 2013 às 11:47

“A disponibilidade do Eurogrupo para discutir esta questão em Maio traduz o reconhecimento dos esforços constantes que Portugal tem realizado nos últimos dois anos, não obstante a conjuntura macroeconómica exigente”, afirmou Vítor Gaspar, em declarações à SIC em Washington.

O responsável pela pasta das Finanças admitiu ainda que a disponibilidade para a alteração do limite do défice para 5,5% em 2013 é também um reconhecimento do esforço português.

Hoje o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, admitiu em Washington que Portugal pode vir a ter mais tempo para cumprir as metas do programa de ajustamento assinado com a 'troika'.

“Portugal mostrou um grande empenho no programa de ajustamento e também está a enfrentar uma situação económica muito dura. Temos que ter isso em conta e, se necessário, dar mais tempo também no caso português, como foi feito noutros países”, disse Dijsselbloem, numa conferência de imprensa após uma reunião do Comité Monetário e Financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington.

Em declarações citadas pela SIC-Notícias, Dijsselbloem disse aguardar com expectativa as propostas do Governo português para resolver o problema colocado pelo “chumbo” de quatro normas do Orçamento do Estado para 2013, responsáveis por um “buraco” de cerca de 1.300 milhões de euros.

Inicialmente, a meta do défice de 2012 era de 4,5% e passou a 5%, e a deste ano, de 3%, passou a 4,5%.

Agora, após a sétima avaliação pela 'troika', ainda por concluir, o novo objetivo do défice para este ano é de 5,5%, o de 2014 é de 4% e só em 2015 é que o défice deverá cair abaixo dos 3%, ficando nos 2,5% do PIB.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio