pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo espanhol ajuda Segurança Social a pagar as pensões

O governo espanhol adiantou, nos dois primeiros meses do ano, boa parte das transferências que a Segurança Social recebe ao longo do ano, de modo a garantir o pagamento das pensões.

28 de Março de 2012 às 11:38

Este adiantamento de liquidez pretende evitar que a “caixa” da Segurança Social fique em níveis perigosamente baixos, explica o jornal, acrescentando que a Administração Central tomou esta decisão perante a forte redução das receitas provenientes das prestações sociais, que baixaram 4% no acumulado de Janeiro e Fevereiro.

Fontes do Ministério do Emprego asseguraram ao “Cindo Días” que mesmo sem os recursos procedentes do Estado, a Segurança Social não teria tido problemas para pagar as pensões de Fevereiro.

No entanto, reconhecem que a situação é complexa, dada a forte queda das prestações em apenas dois meses: 4%. No mesmo período, o pagamento de pensões aumentou em 4,5%.

Perante isto, o secretário de Estado da Segurança Social, Tomás Burgos, já veio tentar tranquilizar o país: “esta brecha não deve causar alarmes; com este governo, as pensões estão plenamente garantidas”.

O incremento das transferências do Estado permitiu à Segurança Social atingir um superavit de 5.808 milhões de euros, o que corresponde a 0,55% do PIB. Sem o auxílio do Estado, as receitas não financeiras teriam caído 0,27% e o excedente baixaria para os 3.331 milhões, um nível inferior ao superavit registado nos dois primeiros meses de 2011, refere o “Cinco Días”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio