Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo irlandês gasta menos 1,4 mil milhões de euros em 2012

Os sectores da saúde, segurança social e educação sofrem os maiores cortes: 1,15 mil milhões de euros.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 18:15
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O Governo irlandês apresentou esta tarde parte das medidas que constam do Orçamento do Estado para 2012. O documento, que será conhecido na totalidade amanhã à tarde, contem duras medidas de contenção e austeridade e visa baixar o défice orçamental irlandês para 8,6% do produto interno bruto (PIB) em 2012.

O executivo de Enda Keny anunciou, do lado das despesas, uma redução dos gastos do governo em 1,4 mil milhões de euros e uma diminuição dos gastos de capital em 755 milhões de euros (2,2 mil milhões de euros no total), para um total de 55,8 mil milhões de euros.

De acordo com o "Irish Times", os sectores da saúde, Segurança Social e educação sofrem os maiores cortes. O governo pretende diminuir em 543 milhões de euros os gastos na saúde, em 475 milhões de euros os gastos da segurança social e em 132 milhões de euros os gastos da educação.

As medidas do lado da despesa foram apresentadas esta tarde pelo ministro do orçamento, Brendan Howlin, e amanhã o ministro das Finanças, Michael Noonan, apresenta as medidas do lado das receitas - que deverão totalizar 1,6 mil milhões de euros.

Brendan Howlin afirmou que o governo está a tomar "decisões muito difíceis" mas que são necessárias para proteger "os interesses estratégicos e de longo prazo do estado e dos cidadãos".

"Fomos forçados a tomar medidas difíceis e desagradáveis mas estamos decididos a ser honestos e frontais com as pessoas numa altura em que tomamos medidas difíceis", afirmou Brendan Howlin no parlamento, citado pelo "Irish Times".

O governo pretende reduzir o défice orçamental em 3,8 mil milhões de euros para chegar ao final do ano com um défice de 8,6% do PIB.

Do lado das receitas espera-se que Michel Noonan anuncie um aumento da taxa mais elevada do IVA, uma subida da taxa de carbono e do imposto rodoviário e a introdução de um imposto imobiliário. O discurso de Noonan está previsto para as 15h45, hora local.
Ver comentários
Saber mais Irlanda orçamento do estado
Outras Notícias