Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo irlandês nacionaliza Anglo Irish Bank

O governo irlandês anunciou ontem à noite a nacionalização do banco Anglo Irish Bank, que se encontrava em dificuldades financeiras, avança o site espanhol "El Economista". Esta nacionalização teve por base o escândalo que a instituição viveu em Dezembro e que causou sérios danos à sua reputação.

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 16 de Janeiro de 2009 às 13:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O governo irlandês anunciou ontem à noite a nacionalização do banco Anglo Irish Bank, que se encontrava em dificuldades financeiras, avança o site espanhol “El Economista”. Esta nacionalização teve por base o escândalo que a instituição viveu em Dezembro e que causou sérios danos à sua reputação.

"O Governo decidiu, depois de ter consultado o Conselho de Administração do Anglo Irish Bank, dar passos para que a entidade fique nas mãos do Estado", afirmou o ministro das Finanças, Brian Lenihan, num comunicado citado por aquele site.

O ministro acrescentou que o plano de 1,5 mil milhões de euros anunciado a 21 de Dezembro para recapitalizar o banco não será efectuado, uma vez que a situação do banco se debilitou desde essa altura.

Brian Lenihan justificou a nacionalização deste banco com o escândalo vivido no mês passado e que provocou “sérios danos à sua reputação”. Em Dezembro, Sean FitzPatrick, presidente do banco, pediu demissão depois de ter sido descoberto que transferiu durante oito anos empréstimos concedidos pelo Anglo Irish Bank a membros da sua direcção para uma sociedade imobiliária para que os nomes dos destinatários dos empréstimos não surgissem nas contas da instituição.Também o director executivo, David Drumm, se demitiu posteriormente.

As acções do banco estão suspensas na sessão de hoje. A nacionalização não vai afectar as actividades e os colaboradores do banco.

Ver comentários
Outras Notícias